04/09/2019
Produtores rurais podem recorrer ao Troca-Troca de Sementes para fortalecer a safra

Criado em 1988, o Programa Troca-Troca de Sementes leva ao campo sementes de milho com 28% do valor dos grãos subsidiado pela Prefeitura. Com essa ação, estimula-se o aumento da produção e da produtividade, gerando desenvolvimento e qualidade à vida dos agricultores, o que garante a sustentabilidade ao setor. Cada produtor pode solicitar até quatro sacas de milho híbrido ou transgênico.

Atualmente, o programa cobre 25% da área plantada de milho no Estado. Em Viamão, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento já beneficiou mais de 30 produtores da Agricultura Familiar. Até o final deste mês, a expectativa é atingir mais de 40 famílias.

A chefe da Patrulha Agrícola do município, Desirée Lagni, explica que o Troca-Troca passou por atualizações para ajudar o produtor a investir. "Entre as novidades estão a atenção dada à qualidade das sementes de milho, a padronização delas e as exigências feita aos fornecedores", explica Desirée. Na prática, o produtor paga uma entrada no milho transgênico. O restante é quitado na próxima safra. Já o milho híbrido é todo pago na safra.

O Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, Marco Antonio Vieira, confirma a importância do programa. "Este subsídio é fundamental para os nossos produtores. Temos este como um dos nossos principais programas na pasta", finaliza Vieira.