20 AGO 2019
Atividades no Centro Pop marcam o Dia Nacional da Pessoa em Situação de Rua

Hoje é considerado o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Para não deixar essa data passar em branco, a Secretaria da Cidadania e Assistência Social, que mantém um programa contínuo de atendimento às pessoas em condição de rua, preparou um evento especial.

Hoje, no Centro Pop, além do almoço oferecido diariamente, um lanche com um sabor todo especial foi preparado pela equipe da unidade, tanto de manhã quanto à tarde.

A coordenadora técnica do Centro Pop, Carla Baptista, destacou que o espaço existe para que as pessoas em situação de rua possam ter condições de recuperar as suas dores. "Todos têm dificuldades na vida, em diferentes níveis, e condições de chegar onde quiserem, mas para isso é preciso ser ouvido e ajudado", explicou Carla.

Serviços

Homens e mulheres atendidos pelo serviço participaram de rodas de conversa sobre a situação de quem está na ruas, seus desafios e conquistas diárias. Seu Sérgio, que há cinco semanas frequenta o Centro Pop, falou dos motivos para procurar o serviço. "Não é só pelo lanche, mas também pela conversa. É uma forma de ter mais autoestima, aqui a gente compartilha o que sente na rua", afirmou.

Ainda lá, os moradores podem ser encaminhados ao abrigo municipal para passar o dia e à noite, com acesso a comida, banho, lazer e cama. O Centro Pop também produz e guarda os documentos das pessoas em situação de rua, para que eles não se percam.

Origem

No dia 19 de agosto de 2004, um ataque brutal matou sete pessoas em situação de rua, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, em São Paulo. O atentado ficou conhecido como "Massacre da Sé" ainda deixou oito feridas. Nessa data, as políticas públicas para a população de rua fica mais evidente, como a garantia de direitos essenciais ao cidadão.