16 AGO 2019
Família e escola juntas na educação

Criar e educar os filhos, preparando-os para atuarem com sucesso no mundo em que vivemos, é uma tarefa desafiadora. Lidar com as frustrações do dia a dia, estar presente e dar incentivo às vezes não é nada fácil. Se para um adulto é complicado trabalhar as emoções, imagina para uma criança. Mas agora a Secretaria de Educação também vai ajudar as famílias a se organizarem para que possam dar mais atenção aos seus filhos e acompanhá-los no processo educativo.

Com o desenvolvimento do Programa Escola da Inteligência, e acreditando na parceria entre família e escola, a Prefeitura trouxe para palestrar para cerca de 500 pais e estudantes o doutor em piscicanálise, escritor e conferencista internacional, Jairo de Paula, nas noites destas quarta e quinta-feira, dias 14 e 15, nas escolas Luciana de Abreu e Farroupilha, respectivamente. A sua palestra – “Paternidade Responsável”, despertou reflexões para auxiliar as famílias na formação de filhos mais felizes, seguros, determinados, críticos, criativos, enfim, mais preparados para enfrentarem os desafios da vida.

A meta do projeto, que neste primeiro momento irá atingir mais de 3,8 mil estudantes de 16 escolas, é orientar os pais e trabalhar em conjunto com eles para melhorar o aprendizado dos seus filhos dos 6º, 7º e 8º anos da rede municipal de ensino. Todas as famílias receberam o “Livro da Família” para ser lido por todos.

De acordo com Jairo de Paula, as famílias mudaram, mas os valores não. “Filhos aprendem com a atitude dos pais. Pais felizes, filhos felizes. Falta de afeto, gera depressão. A única forma de consertar um relacionamento amargo com os nossos filhos é admitir que está faltando algo essencial e dispor-se a descobrir qual é este ingrediente. Tudo o que fazemos, todos os procedimentos educacionais que praticamos na paternidade responsável, nos prepara e nos aproxima da grande experiência do amor próprio e do amor total e incondicional pelos nossos filhos”, explica.

Para encerrar, o psicanalista deixou sete mandamentos para os pais e ficou à disposição do público para perguntas e fotos.

– Sejam pais e não colegas de seus filhos. “Amigos eles escolhem e têm muitos. Pais eles só tem uma vez na vida.”

– Disciplinar, colocando bons hábitos.

– Passar mais tempo junto a seus filhos, conversando ou somente olhando nos olhos.

– Controlar as diversões eletrônicas dos seus filhos.

– Saber o que seu filho faz quando não está com vocês.

– Incentivar os sonhos dos filhos.

– Continuar família, mesmo que separados.