15 AGO 2019
Alimentos da agricultura familiar são distribuídos nos CRAS

Você que acompanha as redes sociais da Prefeitura de Viamão já conhece o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que é modelo para cidades vizinhas e beneficia mais de 1.000 pessoas no município. Nesta quarta-feira, dia 14 de agosto, foi realizada mais uma entrega do programa desenvolvido pala Secretaria de Agricultura e Abastecimento em parceria com a Secretaria da Cidadania e Assistência Social.

No CRAS Tarumã, no Centro de Viamão, a dona de casa Tais Cristina Avila Machado, de 33 anos, buscou a cesta de alimentos com a filha Ester e o genro Julio. De acordo com ela, a alimentação da casa melhorou com os produtos da agricultura familiar. “Desde que recebemos pela primeira vez os alimentos tudo mudou. Tenho uma irmã com deficiência e percebo que a alimentação saudável ajuda ela também. Hoje vamos comprar uma carninha e fazer um sopão completo”, comemora a moradora do Bairro Estalagem.

O PAA compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública filantrópica de ensino. A entrega é feita no método de rodízio. Numa semana, os seis CRAS de Viamão recebem os alimentos, na outra, as entidades beneficentes.