08 AGO 2019
Viamão já é referência na América Latina por inovar na EJA

Às vezes as coisas não acontecem no tempo certo como tem que acontecer, mas sempre é tempo de recomeçar e ir em frente, buscando novas oportunidades e desafios. A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é a oportunidade para as pessoas com mais de 15 anos voltarem a estudar e concluírem o ensino fundamental. E agora tem mais um motivo para isso acontecer: Viamão é pioneiro a implantar o Aula Digital, um programa ProFuturo, na EJA. O case foi referência no I Encontro de Formadores do Projeto Aula Digital, em São Paulo. A assessora Camila Wasserman, da HardFun Studios, compartilhou com os outros territórios como é possível trabalhar o projeto com outros públicos do ensino fundamental.

Aqui em Viamão os professores estão dispostos a fazerem a diferença na vida dos seus estudantes. A Fundação Telefônica Vivo doou as maletas digitais para as escolas e os professores estão sendo capacitados pela HardFun Studios a acessarem a plataforma digital ProFuturo e a elaborarem aulas personalizadas de acordo com os desafios de cada escola. Cada maleta possui 34 tabletes, um notebook, um roteador, um projetor, uma tela e outros equipamentos para que toda a turma fique conectada na mesma plataforma.

De acordo com a diretora pedagógica, Cleo Sorgen, é mais uma oportunidade de inclusão digital que a Secretaria Municipal de Educação está oferecendo para que as pessoas concluam os seus estudos e tenham acesso à tecnologia como forma de aprendizado. “Os conteúdos podem ser personalizados de acordo com a necessidade da turma. Temos alunos com 15 anos, que já estão introduzidos no mundo digital através dos seus celulares, mas também temos estudantes com 80 anos, que talvez esse seja o primeiro contato com a tecnologia”.

A assessora pedagógica Gabriella Paim explica que os professores já tiveram três encontros, com passo a passo, para entender o funcionamento e conexão dos equipamentos. Na noite de ontem (07/08), os educadores puderam pensar qual é o desafio Pedagógico que eles poderiam superar com a utilização dos recursos tecnológicos do Aula Digital. “Os professores falaram muito em trabalhar a autoestima dos alunos, inseri-los no mundo digital e trabalhar também projetos de vida. Estamos muito felizes com o engajamento deles para transformar as aulas em cada vez mais atrativas, fazendo sentido para que os estudantes aprendam.”

Hoje são nove escolas municipais que têm a EJA, sete noturnas e duas diurnas, com alunos de todas as idades, dos 15 aos 80 anos, abrangendo 1.100 alunos, do 1º ao 9º anos, com um time de cerca de 70 professores e equipe diretiva.