06 JUN 2019
Muitas palestras e interação com o público na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente encerra amanhã, dia 7, e, desde o dia 4, muitas informações, cultura e exposições fizeram parte da programação. Com o tema “Poluição atmosférica, um vilão invisível”, as palestras trouxeram à tona temas importantes para serem disseminados junto às escolas, como o uso racional da água, Parque Estadual de Itapuã, Banhado dos Pachecos, APA do Banhado Grande, consumo consciente, moda sustentável, uso seguro e eficiente da energia elétrica, aquecimento global, doenças relacionadas à poluição atmosférica, Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres, Resíduos Sólidos, entre outros assuntos de suma importância para a boa convivência das pessoas e o meio ambiente.

De acordo com o prefeito, André Pacheco, existe uma preocupação do município, em toda a sua legislação ambiental, com as futuras gerações. “Trabalhamos com o desenvolvimento sustentável, preservamos as espécies das vegetações nativas, bem como possuímos reservas de preservação permanente tanto da espécie vegetal, como animal.”

No Calçadão Tapir Rocha está uma exposição da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, do processo de purificação da água da Corsan para consumo humano, doação de mudas nativas e atividades lúdicas e interativas com o público infantil.

Confira a programação e se agende. É só até amanhã:

Dia 6 de junho (quinta-feira)

– 13h – Apresentação musical Mega Duo – Calçadão Tapir Rocha;

– 14h – Teatro “Clara das Nuvens” – Clube dos Casados;

– 14h – Palestra “Doenças Relacionadas à Poluição Atmosférica” – Auditório Walter Graf;

– 14h – Preservas – Núcleo de Conservação e Reabilitação de Animais Silvestres – Ufrgs;

– 15h – Oficina e Contação de Histórias “Meio Ambiente Inteiro” – Auditório Walter Graf;

– 16h30 – Apresentação UTV – Calçadão Tapir Rocha.

Dia 7 de junho (sexta-feira)

– 9h – Palestra “Resíduos Sólidos: qual meu compromisso com isto?” – Auditório Walter Graf;

– 12h30 – Rodrigo Vaz Soares Voz e Violão – Calçadão Tapir Rocha.

Dicas de como contribuir para uma redução da poluição atmosférica:

– Tente não usar seu carro para se locomover. Ir para o trabalho de transporte público ou utilizar um meio de transporte alternativo, como a bicicleta, são ações que diminuem muito a sua contribuição para a emissão de poluentes;

– Desligue as luzes, a TV e o computador quando sair de casa. Economize energia, pois sua produção contribui para o aquecimento global;

– Consuma produtos produzidos localmente, isso diminuirá muito as emissões de poluentes do transporte dos produtos;

– Procure reciclar seu lixo doméstico, diminuindo assim o consumo de energia e de matéria-prima necessárias para a fabricação de novos produtos. Confira os pontos de reciclagem mais próximos de sua residência;

– Escolha produtos de empresas com responsabilidade ambiental.