22/04/2019
Horário estendido na Campanha de Vacinação contra a Gripe

De hoje, até o dia 3 de maio, as Unidades de Saúde Centro e São Lucas terão horário estendido até às 20 horas para atender a população dos grupos prioritários. As demais unidades, atendem das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. A imunização está disponível, até o dia 31 de maio, a todos os grupos prioritários: crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos; grávidas, em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; povos indígenas aldeados; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; e, pessoas privadas de liberdade.

A escolha dos grupos segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a meta é vacinar 90% dos grupos prioritários, cerca de 130 mil pessoas. É rápido, fácil e gratuito. Você se protege e ainda reduz o risco de transmitir o vírus da gripe para seus familiares e amigos.

A vacina da gripe em 2019

Em relação ao ano passado, houve alteração de duas cepas na vacina. “O Ministério da Saúde não indica a utilização da vacina contra influenza do ano passado, pois não tem a mesma composição, o que faz com que não seja eficaz para proteção.” Cabe lembrar que o vírus da gripe sofre mutações constantes – e sempre há um subtipo que circula mais em determinado ano. Por causa disso, a vacinação anual é imprescindível.

O Dia D, em que a vacinação se intensifica e há uma grande mobilização nacional, está marcada para dia 4 de maio, um sábado.