16 ABR 2019
GESTÃO
Criminalidade em Viamão diminui em 2019

Nessa segunda-feira, dia 12 de abril, Prefeitura de Viamão, Brigada Militar e Polícia Civil apresentaram o balanço do primeiro trimestre da criminalidade no município. Além da queda nos índices de vários tipos de crime, Viamão se destaca no País por zerar as taxas de feminicídio no último ano.

Os dados foram divulgados na entrevista coletiva realizada no auditório do Sesc em Viamão, onde estavam presentes para falar sobre o assunto o prefeito André Pacheco, o comandante do 18º Batalhão da Brigada Militar, o major Itacir Ramos, os delegados da Polícia Civil, Rodrigo Bozzetto, diretor regional da 1ª Delegacia de Polícia Regional Metropolitana (DPRM), Jeiselaure Rocha de Souza, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) de Viamão, Márcio Zachello, responsável pela 2ª Delegacia de Polícia de Viamão, Marina Dillenburg, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Viamão, e o diretor do Departamento de Vigilância Municipal, Getulio Barcellos, além de entidades parceiras e da imprensa.

As autoridades expuseram os dados emitidos pelo Programa Avante da Brigada Militar e pelo Banco de Dados da Agência de Inteligência leva em conta 13 indicadores que compõem a divulgação oficial da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Eles representam os crimes de maior potencial ofensivo contra a vida e contra o patrimônio. Os índices estatísticos apontam uma redução expressiva no comparativo do mesmo trimestre do ano 2018: nos crimes patrimoniais, os roubos de estabelecimento comercial que tiveram queda de 61,22% e residência, 56%. Já crimes contra a vida, como roubo a ônibus a redução foi de 30,64%, roubo a pedestre 22,42%, roubo de veículo 23,20%, e furto a veículo despencou para 28,15%. A taxa de redução de homicídios ficou em torno de 10%.

Segundo o Major Itacir, do Batalhão da Brigada Militar, o resultado se deve às ações integradas das polícias, Vigilância Municipal e Prefeitura: “Hoje a cidade conta com 50 câmeras de videomonitoramento, que serão mais de 150 até 2020”, explica o major.

Além dos números gerais, Viamão também apresentou índice de feminicídio zero em todo o ano passado até o momento. O dado é estimulado pelo trabalho em conjunto da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e da Coordenadoria Municipal da Mulher, através do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRM).

A delegada Jeiselaure Rocha de Souza, titular da Deam, ressalta que foram diversas operações policiais, com dezenas de acusados presos, buscas e cumprimento de medidas protetivas para manter esse índice: “A agilidade no serviço de atendimento, orientação e acolhimento do CRM também nos garantiram esse cenário. Mas não podemos esquecer do projeto Mediar/RS, para a resolução de conflitos no âmbito da Delegacia, e também o Papo de Responsa, com agendas fixas toda semana nas escolas de Viamão. Assim, a gente consegue chegar até as crianças e adolescentes conversar sobre o que é e quais são os tipos de violência”, comemora Jeiselaure.

Para o prefeito André Pacheco, todo esse resultado teve diversas forças que colaboraram a ele: “Nosso diálogo com a Brigada Militar, Polícia Civil, CRM, Centro da Juventude, PAS, Conselhos Tutelares, além de diversos outros agentes da comunidade, propiciou que hoje, nós pudéssemos comemorar esta expressiva redução dos números do crime no nosso município. Viamão está dando exemplo e não pode parar por aí. Vamos investir cada vez mais na ampliação da rede de videomonitoramento para o cercamento eletrônico do município. Além disso, não podemos esquecer da ação da vigilância municipal que atua como um parceiro junto as polícias civil e militar”, conclui o prefeito.