15/04/2019
Conferência planeja o futuro da saúde pública

A cada quatro anos, todos os municípios e estados param para alinhar diretrizes e metas para a saúde. Na sexta e sábado, dias 12 e 13 de abril, foi a vez de Viamão realizar a 8ª Conferência da Saúde – “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. Na abertura, o prefeito, André Pacheco, ressaltou a importância de refletir qual é o melhor caminho: – “intensificar o cuidado integral das famílias, trabalhando a promoção da saúde, ou deixar a doença se instalar e trabalhar o tratamento, que é mais demorado, caro e nem sempre pode ter cura?”

A secretária de Saúde, Daniela Monteiro, ressaltou que todas as diretrizes foram propostas com base em três eixos temáticos: “Saúde como direito”; “Consolidação dos princípios do SUS”; e “Financiamento adequado e suficiente para o SUS”. “É o momento de repensarmos os caminhos que queremos trilhar daqui pra frente e garantirmos recursos para isso”, explica Daniela.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Viamão, Carlos Adolfo de Abreu Gomes, abordou sobre os temas e seus eixos já expostos acima. “O momento é para se trabalhar e plantar para colher no futuro a questão da prevenção, pois atualmente a população está mais doente sendo um fator preocupante. Que esse momento sirva para avaliar o que pode ser melhorado e planejar o futuro da saúde em nosso município.”

O Grupo Colméia realizou uma apresentação teatral onde os jovens falavam sobre álcool, drogas, depressão e buscavam auxílio na rede de saúde pública. A bióloga Claúdia Garcez, falou sobre medicina integrativa. “A medicina integrativa é focada na pessoa em seu todo, e faz uso de todas as abordagens terapêuticas adequadas para obter o melhor da saúde e a cura”, explica Claúdia. O paciente é o ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. Ele deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde. Junto à medicina tradicional, também são trabalhadas outras práticas, como a aromaterapia, cromoterapia, reiki, yoga, acupuntura, entre outras.