14/03/2019
Nova morada completará 11 meses no final do mês

Há quase 11 meses transplantada, a Figueira-da-folha-miúda (Ficus Cestrifolia) já está adaptada ao seu novo ambiente. A árvore foi transplantada no dia 29 de abril para dentro do Parque Saint’ Hilaire, para dar passagem à faixa azul exclusiva para ônibus do transporte coletivo, desafogando o trânsito e encurtando o tempo de viagem até Porto Alegre em cerca de 15 minutos.

Uma equipe com mais de 30 pessoas foi mobilizada para a execução do transplante, que contou com caminhão-munck, caminhão-prancha, caminhão-caçamba, caminhão-pipa, guindaste, retroescavadeira e escavadeira hidráulica. O vegetal precisou de 5 mil litros de água potável para molhar a cova,  640 quilos de adubo orgânico, 50 quilos de milho em grão e 25 quilos de milho quebrado dentro da cova, 10 quilos de fertilizante mineral misto. Uma semana após, foram colocados mais 120 quilos de adubo orgânico e rega com 5 mil litros de água potável.

Na primavera, no final de outubro, já tinham novas brotações da figueira e no tronco encontrava-se o Cravo-do-mato (Tillandsia sp.) com floração, bem como as bromélias.