08 MAR 2019
Mulheres poderosas que não temem os desafios

Hoje, dia 8, é o Dia Internacional da Mulher. Data que não é uma comemoração propriamente dita, mas sim de luta pelos direitos a total igualdade entre os gêneros e reflexão. “Começar de novo e contar comigo, vai valer a pena ter amanhecido. Ter me rebelado, ter me debatido, ter me machucado, ter sobrevivido. Ter virado a mesa, ter me conhecido, ter virado o barco, ter me socorrido”, descreve muito bem o protagonismo feminino esse trecho da música “Começar de Novo”, de Ivan Lins. No momento em que se perde algo caro, pelo qual se batalhou muito, as mulheres têm o poder de se fortalecerem, buscarem soluções e mudar o rumo de suas vidas.

A Coordenadoria Municipal da Mulher preparou uma semana de atividades e rodas de conversas em diversas regiões do município. Ela é responsável pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRM), que é um local de apoio, orientação e encaminhamento para a construção de uma nova perspectiva de vida, com autonomia, para a mulher que sofre violência. Devido à previsão de chuva, a programação do dia 8 de março, alusiva ao Dia Internacional da Mulher, foi transferida para o dia 15 de março. O CRM está localizado na rua Mario Antunes da Veiga, 135, Centro. Atende, diariamente, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone 3446.6301.

Semana da Mulher:

– Dia 11, está prevista uma palestra na Associação de Itapuã, com a participação da rádio Itapuã, em Itapuã.

Dia 12, haverá o Seminário Estadual Mês da Mulher – Políticas Transversais, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, às 8h30.

Dia 13, no Centro da Juventude (Avenida Senador Salgado Filho, 2205, Cecília), as coordenadorias da Mulher e da Juventude estarão realizando atividade com o objetivo de prevenir a violência contra a mulher, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas.

Dia 14, no Espigão, haverá palestra de prevenção à violência contra a mulher, realizada pela Coordenadoria da Mulher, Conselho Tutelar Rural, Cras Rural e Recreando.

– Dia 15, sexta-feira, a partir das 9h30, diversos serviços estarão à disposição do público feminino no Calçadão Tapir Rocha, tais como: orientação jurídica pela OAB; corte de cabelo e manicure, pelo Senac; testes rápidos da saúde; Delegacia móvel Especializada no Atendimento à Mulher; recreação; brechó do Lions Clube; Pronto Atendimento Social (PAS); Coordenadoria da Juventude (CRJ); equipe técnica do CRM; IFRGS; SESC; VIAMAMA; Feira de Doação de Animais (Coman); CRAS e CREAS; e COMDIM.

Dia 16, será realizada palestra e divulgação dos serviços no Escola Aberta, na EMEF Ricardo Faicker Nunes.

Saiba mais:

– A luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho começou a partir do final do século XIX, principalmente na Europa e nos Estados Unidos. As jornadas de trabalho de 15 horas diárias e a discriminação de gênero eram alguns dos pontos que eram debatidos pelas manifestantes da época.

– De acordo com registros históricos, o primeiro Dia da Mulher foi celebrado nos Estados Unidos em maio de 1908 (Dia Nacional da Mulher), onde mais de 1.500 mulheres se uniram em prol da igualdade política e econômica no país.

– O dia 8 de março teve origem com as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho, durante a Primeira Guerra Mundial (1917). A manifestação que contou com mais de 90 mil russas ficou conhecida como "Pão e Paz", sendo este o marco oficial para a escolha do Dia Internacional da Mulher no 8 de março. Porém, somente em 1921 que esta data foi oficializada.