28 FEV 2019
No carnaval, não se dê mal..... Vista a fantasia e não esqueça a camisinha!

Você sabia que 73% dos casos de HIV ocorrem em homens? Então, “Pare, pense e use camisinha”. Esse é o slogan da Campanha de Carnaval do Ministério da Saúde. A Campanha visa conscientizar e estimular o uso do preservativo para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, principalmente entre os homens na faixa etária de 15 a 39 anos.

Dados do último boletim epidemiológico do HIV/Aids mostram que 73% (30.659) dos novos casos de HIV em 2017 ocorreram no sexo masculino. Um em cada cinco novos casos de HIV estão entre homens de 15 a 24 anos (2017). Entre homens na faixa etária de 20 a 24 anos a taxa de detecção de Aids cresceu 133% entre 2007 a 2017, passando de 15,6 para 36,2. Nesse ano, o Ministério da Saúde está enviando 130 milhões de preservativos masculinos, 22% a mais que o quantitativo enviado em 2018 (106 milhões) e 9,9 milhões de sachês de gel lubrificante para todos os estados.

Estima-se que 866 mil pessoas vivem com o HIV no Brasil. De acordo com o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado no final do ano passado, a epidemia no Brasil está estabilizada, com taxa de detecção de casos de Aids em torno de 18,3 casos a cada 100 mil habitantes, em 2017. Isso representa 40,9 mil casos novos, em média, nos últimos cinco anos.

A taxa de mortalidade pela doença passou de 5,7 óbitos/100 mil habitantes em 2014, para 4,8 óbitos/100 mil habitantes em 2017.  A redução é resultado da garantia do tratamento para todos - lançada em 2013 -, aliada à melhoria do diagnóstico, além da ampliação do acesso à testagem e redução do tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.