25/02/2019
Pássaros silvestres são apreendidos e encaminhados para o Ibama

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) realizou uma ação na última sexta-feira, dia 22, para constatar uma denúncia anônima de criação de pássaros silvestres em cativeiro. Foram apreendidas 10 aves silvestres – dois canários da terra, dois cardeais, um azulão, uma cravina, dois trinca ferro e dois coleiros. Os pássaros foram encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama.

É considerado crime ambiental a criação de pássaros nativos em cativeiro, sem registro e sem anilhas, passível de punições previstas na lei, como multa e detenção. A fiscalização do meio ambiente segue agindo ostensivamente em toda área do município e você também pode realizar denúncias, através do número 156, do Fala Cidadão.

Quem possui algum pássaro sem a devida licença, pode procurar qualquer órgão de Meio Ambiente e entregar os animais. Esse ato isenta multas e de responder judicialmente por processo criminal.