14 FEV 2019
Você sabe onde mora o perigo. Acabe com ele!

A Prefeitura de Viamão e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do RS (COSEMS RS), reforçam a campanha em alerta sobre os cuidados com o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, o Aedes aegypti, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado do RS.

O Aedes costuma ter sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas. É por essa razão que chamamos a atenção da população quanto a cuidados simples em suas casas e pátios.

CONFIRA AS MEDIDAS DE PREVENÇÃO:

A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do Aedes aegypti. O inseto tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. Por isso, o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto. Entre as medidas, recomenda-se:

- Tampar caixas d'água, tonéis e latões,
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo,
- Guardar pneus sob abrigos,
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia,
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises,
- Manter lixeiras fechadas e
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.