11/02/2019
Lixo: problema ou solução?

Em Viamão, o lixo é tratado com seriedade, e portanto, a prefeitura criou o Cidade Limpa. O projeto tem o objetivo de acabar com doenças ocasionadas pelo descarte irregular e por doenças ocasionadas pelo acúmulo de lixo, como a Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, essa iniciativa incentiva a separação correta e a reciclagem como alternativa para a geração de emprego e renda no município.

Para que as pessoas usufruam de saúde é necessário que alguns fatores sejam levados em conta como, por exemplo, o lixo! Se descartado em locais inapropriados, ele pode acumular água, servir de criadouro para mosquitos ou, até mesmo, parar nos rios e córregos. Com isso, ele contamina os cursos d’água que poderiam abastecer toda uma população.

Separe o lixo seco e entregue:

- Em um dos 200 PEVs (Ponto de Entrega Voluntária) localizados em Prédios Administrativos da Prefeitura, escolas municipais, estaduais e unidades de saúde;

- No aterro controlado do Passo do Morrinho;

- Nas cooperativas de reciclagem, gerando renda e emprego para mais de trinta famílias que trabalham nas unidades de triagem, na Rua José Garibaldi, 1304, no bairro Jardim Estalagem, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

- Separe o lixo corretamente e fique atento aos turnos da coleta em sua região.

A Prefeitura de Viamão conta com a sua colaboração para manter uma cidade limpa, sustentável e mais saudável para todos. Por isso, faça a sua parte, garanta mais saúde para você e sua família!

Baixe a cartilha do Cidade Limpa e veja mais orientações: