07 FEV 2019
Apae Viamão sob nova direção em 2019

Uma das entidades que contam com enorme carinho e respeito da população é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, a APAE. Em Viamão, ela atua desde 1982, passando sempre por administrações, cada uma delas com sua grande parcela de contribuição, favorecendo para que a APAE continue com seu propósito de consolidar o atendimento aos que necessitam de educação e acompanhamento especiais.

Na sexta, 1º, a APAE apresentou sua nova gestão, formada pelo Presidente, o Sr. Arlem Souza Rodrigues e a nova Diretora da Escola Integração, Sra. Sílvia Castilhos, o qual assumiu os trabalhos, comprometido com o bom andamento da entidade. Como parceira sempre pronta a contribuir, a Prefeitura de Viamão tem sido uma constante ajuda na luta em favor dos usuários da entidade, disponibilizando profissionais da área pedagógica e da saúde.

Atualmente a instituição tem uma equipe de 45 funcionários e conta com 62 alunos, mas o atendimento clínico, atende a média de 1500 crianças por mês, atendendo cerca de 1300 famílias. A entidade se mantém através de doações, parceiros voluntários, verba da Secretaria da Saúde (que mantém a equipe clínica), Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para manter a escola, Jantar Baile, Galeto e Café Colonial, ofertados pela APAE.

Neste momento, Viamão tem 1525 crianças com alguma deficiência reconhecida. Em nível de região metropolitana, o número gira em torno de 5 mil crianças, mas elas não participam de nenhuma entidade, então, não são reconhecidas com deficiência pelo IBGE.

Como ajudar a APAE?

Através da Nota Fiscal Gaucha: dando o seu CPF em estabelecimentos que participam do programa. Assim os recursos podem ser aplicados em manutenção e melhorias da infraestrutura, compra de equipamentos, brinquedos, produtos de limpeza e higiene, uniformes, transporte para passeios, entre outros.
Doações através da Conta Bancária: Banco Banrisul - Agência 0965 - Conta 0602171405
Se você é uma empresa de Viamão e quer ajudar a APAE, pode participar do projeto “Somos Parceiros da APAE”, que coloca em alguns pontos comerciais de Viamão selos, que identificam quem ajuda a instituição, fazendo algum tipo de doação.

Doações pessoalmente na secretaria. Endereço: Avenida Bento Gonçalves, nº 363 - Centro de Viamão.