07/01/2019
Retrospectiva 2018: Desenvolvimento Econômico

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Turismo (SMDEICT) promoveu a vinda de diversos empreendimentos ao município. O resultado disso foi mostrado pelo site Empresômetro, que apontou Viamão como o município que mais cresce no Estado. Muito beneficiado pelo crescimento de 15,66% do número de CNPJs abertos, desde 2016.

Chegada de empresas

Em 2018, o SEBRAE apontou Viamão como a 10ª cidade gaúcha em potencial de consumo. Tudo isso é reflexo do planejamento da gestão, focada no desenvolvimento e o progresso da cidade, por meio da industrialização que gera mais empregos. Fatores impulsionados pela chegada de empresas como a Engefitas – Soluções Adesivas.

A Berlim Pré-fabricados, empresa especializada em design, desenvolvimento e confecção de muros e artefatos de concreto pré-moldados da indústria da construção civil, também chegou ao município.

Também pela empresa Concresul, atuante na construção civil e rodoviária, que empregou para oito viamonenses e ainda cogita abrir mais vagas conforme as demandas da cidade.

E a D’Linea Móveis e Ambientes Planejados, que emprega 75 funcionários diretos e 130 indiretos no DIAV.

Sala do Empreendedor

A SMDEICT disponibiliza ao microempreendedor individual (MEI) informações para abertura de empresa, oportunidades no mercado e suporte para tornar o empreendimento mais produtivo e competitivo. Além disso, o setor orientação sobre declaração anual e emissão de certificados MEI e CNPJ.

Para se ter uma ideia, em 2018, a Sala do Empreendedor abriu 2.358 MEIs e emitiu 2.546 alvarás.

Procon Viamão

Em março, Viamão inaugurou o seu Procon para a garantia dos direitos do consumidor. E, em sete meses de trabalho, o órgão já atendeu aproximadamente 1.400 pessoas, solucionando em torno de 950 atendimentos. E com percentual de 70% da resolução dos casos por telefone.

Como iniciou 2018?

O ano começou com o Liquida Viamão: a união entre a prefeitura, CDL e lojistas, que impulsionou as vendas no comércio local. Igualmente, a Feira de Produtos Orgânicos comercializou alimentos fresquinhos para casa e a tradicional Feira de Economia Solidária ofereceu produtos artesanais e coloniais de qualidade dos produtores de Viamão.

E o Verão Itapuã 2018 movimentou o turismo da cidade com diversas atividades como futebol, vôlei, shows com artistas locais, escolha da Musa Verão Itapuã, assim como o Campeonato Municipal de Pipas Artesanais.

Além disso, a SMDEICT trouxe diversos festivais para a comunidade como o Festival de Churros de Viamão, com churros fresquinhos de diversos sabores e estilos diferenciados dessa sobremesa tão famosa e deliciosa.

A 16ª Feira das Flores apresentou diversas atrações e nove estandes de flores, com orquídeas, mudas e plantas ornamentais, além de artesanato, erva-mate e doação de mudas, atrações locais e a escolha da Musa das Flores.

A Festa do Peixe de Viamão teve muita tainha, pirão, bolinho de peixe, violinha, peixe frito e à escabeche. Além disso, a feira foi marcada pela liberação da pesca artesanal da Tainha, em maio, comemorando a boa safra, o que ajudou as 40 famílias que vivem da atividade na região.

Aeromodelismo de Viamão

O Grupo Viamão de Aeromodelismo Rádio-Controlado realizou seu 29º aniversário, com entrada franca, e trouxe aeromodelistas de várias cidades gaúchas, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. O público pode conferir aeromodelos como aviões escala, jatos e helicópteros realizando performances com voos acrobáticos.

Casa Viamão na Expointer 2018

A participação de Viamão na 41ª Expointer trouxe a Casa Viamão como o espaço de união do empreendedor com 18 parceiros do município. Durante os sete dias do evento, aproximadamente 1.500 pessoas visitaram o estande.

Titulações

Em novembro, Viamão ficou entre os 30 municípios finalistas da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor RS, na categoria Inovação e Sustentabilidade.

E o turismo de Viamão recebeu do Ministério de Turismo, o Selo do Turismo, graças à criação do Plano Municipal do Turismo, legislações inovadoras, inclusão do município no Mapa Brasileiro de Turismo e a constituição do Conselho de Turismo.