17/12/2018
Por uma Cidade Limpa e com saúde!

Desde 2016, a Prefeitura vem trabalhando o programa Cidade Limpa, com a união de todas as secretarias em prol de uma cidade sem focos de lixo e livre de doenças como a dengue, ZiKa ou febre chikungunya. Neste sábado, dia 15, cerca de 100 pessoas trabalharam no mutirão de limpeza Cidade Limpa, 11 retroescavadeiras e 22 caminhões caçamba. Foram retirados focos de cerca de 11 pontos identificados com acúmulo de lixo, onde foram retiradas 60 cargas, totalizando 720m³ de lixo. Em 2016, foram 150 casos de dengue em Viamão. Em 2017, com a ação, os casos caíram para 10. E, em 2018, até hoje não foi registrado nenhum caso. Cuidar do lixo e do saneamento, também é uma medida preventiva de saúde pública.

Ao longo deste ano, todas as escolas municipais se engajaram na ação e levaram seus conhecimentos para dentro das suas comunidades. No início do ano, foram mapeados cerca de 100 pontos irregulares de descarte de lixo. Com várias ações de limpeza e de transformação dos focos em áreas de plantio de mudas nativas, os focos reduziram cerca de 80%. Os estudantes atuam como patrulhas, auxiliando a prefeitura a mapear as áreas de descartes irregulares de lixo.

São mais de 150 contêineres colocados em prédios públicos e escolas para receberem o lixo seco, que serão coletados pela Cooperativa de Trabalho Viamonense de Catadores e Recicladores (Coovir). Hoje, a cooperativa possui dois galpões: um na Estalagem e o outro no Beco do Soares. A estrutura é composta por cinco caminhões, um triciclo, uma moto e 43 cooperados. Ajude a manter seu bairro limpo! Denuncie através do telefone 156 – Fala Cidadão! Cuidar da cidade é responsabilidade de todo viamonense!