17/12/2018
Um dia para homenagear Erico Veríssimo

Hoje é aniversário de Erico Veríssimo. Se ele estivesse vivo, estaria completando 113 anos. A Biblioteca Municipal Erico Veríssimo (BMEV) está com uma programação especial ao longo de toda esta segunda-feira, com leitura de trechos das obras, declamação de poesias e exclamação de frases ditas pelo escritor aniversariante. A BMEV está localizada no Calçadão Tapir Rocha, 49, Centro. Participe!!!!

Saiba mais sobre Erico Veríssimo:

– Erico Veríssimo foi considerado um dos mais importantes escritores do século XX, recebendo diversos prêmios, entre eles: Prêmio Machado de Assis (1954), concedido pela Academia Brasileira de Letras; Prêmio Jabuti (mais importante prêmio literário do Brasil), recebido em 1965, pelo romance “O senhor embaixador”;

– Erico, era gaúcho. Nasceu em Cruz Alta;

– Colaborou nos jornais “Diário de Notícias”, “Correio do Povo” e foi eleito presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa;

– Possui uma vasta obra dentre contos, romances, novelas, ensaios, literatura infanto-juvenil, biografias, autobiografias e traduções, entre eles: Clarissa (1933); Olhai os Lírios do Campo (1938); O Tempo e o Vento – 3 volumes (Vol. I “O continente” (1948), Vol. II “O retrato” (1951) e Vol. III “O arquipélago” (1961)); e, Incidente em Antares (1971).

Algumas de suas frases:

– “Todos nós somos um mistério para os outros... e para nós mesmos.”

– “A vida começa todos os dias.”

– “Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.”

– “Na minha opinião existem dois tipos de viajantes: os que viajam para fugir e os que viajam para buscar.”