10 DEZ 2018
Viamão é o município que mais abriu novas vagas na Educação Infantil

Segundo o levantamento do Tribunal de Contas do RS, Viamão é um dos municípios que tem investido fortemente em Educação e apresenta dados concretos. Só em 2017, foram aplicados em Educação R$ 161.223.465,83. A educação infantil corresponde a 18% desse montante, ou seja, R$ 20.898.304,62. O município investe em cada aluno, por ano, a quantia de R$ 4.438,89.

A rede de ensino municipal é uma das maiores da Grande Porto Alegre. São cerca de 26 mil estudantes, compreendendo desde a educação infantil até o ensino fundamental. Sessenta e duas escolas compõem a rede, sendo seis exclusivamente de educação infantil e outras 56 de ensino fundamental, das quais 95% delas possuem educação infantil, tanto na zona urbana, como na rural.

O ingresso na educação infantil, que antes era opcional a partir dos quatro anos, desde 2016 é obrigatório. Com isso, a rede cresceu. Hoje são 4.708 alunos matriculados e cerca de 285 professores só para atender a educação infantil. Em 2013, Viamão ocupava a 492 posição estadual de atendimento na educação infantil. Em 2017, o município subiu 14 posições, passando a ocupar a 478ª posição no Estado. Outro fator importante a ser considerado é enquanto a rede municipal quadruplicou o número de vagas na Educação Infantil, comparando os anos de 2010 (1.085) e 2017 (4.214), a rede estadual reduziu cerca de 50% o número de vagas no mesmo período. De 163 vagas em 2010, passou para 72 em 2017.

Estrutura organizada

Foi necessário construir nove salas de aula específicas para o atendimento da EI, incluindo banheiros adaptados para comportar cerca de 3 mil novos estudantes. Passou de 1.728 alunos matriculados em 2015, para 4.849 alunos matriculados em 2018. O município investiu também em aquisição de mobiliário compatível, material didático e pedagógico, kits de brinquedos e tatames, uniformes, alimentação escolar diferenciada e tablets. Por ter uma zona rural muito extensa, Viamão possui a maior frota de transporte escolar do Estado.