30 OUT 2018
Servidor público, só temos a agradecer

A Prefeitura de Viamão está prestando homenagem aos servidores pelo Dia do Funcionário Público, comemorado dia 28. A homenageada de hoje é a técnica de enfermagem Carmen Pereira, coordenadora Administrativa do SAMU Viamão, que ingressou na Prefeitura através de concurso, em 2003. Desde então, foram muitas as atividades, capacitações e, claro, muita dedicação.

Em 2012, Carmen foi convidada para coordenar o Setor de Remoções e SAMU. Se dedicou a outras funções, mas em 2016, solicitou retorno: "confesso que todos os setores que trabalhei, sempre procurei dar o melhor de mim e todos foram importantes, cada um com suas especificidades. Me identifico mais com Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar, no Setor de Remoções/SAMU, pois me atrai a possibilidade de poder salvar vidas ou, até mesmo, agilizar os procedimentos para que isto aconteça. E desde o meu ingresso, sempre tive o privilégio de trabalhar em ambulâncias, mesmo que fosse só nos plantões aos finais de semana. Na época, ainda não existia o SAMU, mas o município dispunha de ambulâncias próprias para resgates, atendimentos de urgência e emergência,remoções, eventos públicos e atendimentos domiciliares. É fantástico!” Carmen também faz trabalho voluntário como bombeira civil e é coordenadora pedagógica da Associação dos Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul (Abcirgs) e da Federação Brasileira de Bombeiros Civis do Rio Grande do Sul- Febrabom.

De todos os inúmeros atendimentos prestados, o que mais a marcou foi atender uma gestante em trabalho de parto, na vila de Itapuã, há dois anos. “Era uma noite fria de julho e fui acionada pela brigada militar por volta das 23h30. Quando a SAMU chegou, vi a paciente deitada no chão da sala, com seu bebê, ainda preso pelo cordão umbilical, também no chão, em meio às suas pernas. Choquei ao observar que a criança estava sem movimentos respiratórios. Naquela noite, a temperatura estava abaixo de 10ºC. Solicitei ajuda da minha equipe para realizar os procedimentos necessários, rapidamente, pois o caso era grave. Revertemos essa situação em tempo hábil e, com a parceria da Brigada Militar de Itapuã, concluímos a ação por volta das 2 horas da madrugada e deixamos mamãe e bebê em um quadro estável, no Hospital de Viamão. Mantive monitoramento das duas, durante a internação. Para a minha surpresa, fui convidada a ser madrinha de batismo da menina. Mantenho um laço familiar com toda a família, decorrente de um atendimento de urgência realizado em uma madrugada congelante, de um sábado, em Itapuã. Para quem ama o que faz, não existe dinheiro no mundo que pague este reconhecimento”, encerra Carmen.

O enfermeiro Responsável-Técnico do SAMU Viamão, Gilmar Monteiro, fala que a bombeira Carmen (como é conhecida pela comunidade viamonense) é acostumada a apagar “incêndios” no serviço. “Ela é uma pessoa abnegada em ajudar aos usuários, mesmo que, muitas vezes, esse sofrimento esteja colocando em risco a vida dele ou de seu ente querido. Ela consegue, com muita dedicação, resolver ou minimizar o problema, tornando-o pequeno ou controlado. Essa mulher trata o serviço publico como um elemento importante de sua família, não tendo hora e nem dia para atuar. O dia para ela tem mais de 24 horas e a folga, pode esperar para uma outra oportunidade. Coloca à frente sempre o problema do outro,  como mais importante do que o seu. Valoriza as pessoas pela suas singularidades e é incansável quando o objetivo é ajudar. O seu sacerdócio e contribuir para a melhora da vida das pessoas a qualquer custo. Parabéns pelo exemplo de profissional que és!”