25 OUT 2018
Unidade Móvel da Saúde da Mulher em Águas Claras, dia 26

Estamos no Outubro Rosa, mês que temos ações específicas para cuidar da Saúde da Mulher – “Juntas, somos mais fortes!”. A Prefeitura de Viamão, através da Secretaria de Saúde, estará disponibilizando na próxima sexta-feira, dia 26, coleta de material citopatológico (exame preventivo do câncer do colo do útero) e autoexame das mamas. A unidade móvel estará estacionada junto à UBS Águas Claras, das 8 às 12 horas, atendendo a demandas espontâneas. Basta levar um documento com foto e o cartão SUS atualizado. Fique atenta! Prevenir é a melhor forma de lutar!

Calendário da unidade móvel do Outubro Rosa:

– Dia 26, das 8 às 12 horas – ao lado da UBS Águas Claras (ERS 040, Km 28, parada 88, Águas Claras);

– Dia 27, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, em Itapuã. A Unidade Móvel estará estacionada em frente à Igreja Nossa Senhora dos Navegantes, junto à praça, atendendo a demandas espontâneas para coleta de CP e autoexame das mamas.

Saiba mais:

– O câncer de mama é o tipo mais comum de tumor em mulheres no mundo inteiro. É mais comum após os 30 anos, sendo mais freqüente a partir dos 50 anos. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.

– O câncer pode aparecer em qualquer pessoa. O fumo, o sedentarismo, a dieta inadequada, a poluição, o estresse e a predisposição genética são fatores que podem desencadear a doença.