20/10/2018
Você sabe o que é sífilis?

Hoje, dia 20, é o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita. A data passou a ser celebrada, a cada ano, no terceiro sábado de outubro. O objetivo é enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis. O tratamento para sífilis mais indicado pelos médicos é feito à base de penicilina, um antibiótico comprovadamente eficaz contra a bactéria causadora da doença. Todos podem fazer o exame gratuitamente. Procure uma unidade de saúde e faça o teste. O resultado sai na hora!

A transmissão da bactéria que causa a sífilis se dá, principalmente, por relações sexuais, assim como por transfusão de sangue ou contato direto com sangue contaminado, ou ainda, no caso da sífilis congênita, por via placentária da gestante para o bebê. Essa última é uma das formas mais graves, pois pode causar deformações na criança.

A primeira etapa envolve uma ferida indolor na genitália, no reto ou na boca, que desaparece depois de algumas semanas. A segunda fase é caracterizada por uma irritação na pele. Depois, não há sintomas até a fase final, que pode ocorrer anos mais tarde. Essa fase final pode resultar em danos para cérebro, nervos, olhos ou coração.