10/10/2018
Viamão será a primeira Cidade Inteligente da América Latina

Essa foi a afirmação do diretor de Negócios da Philus Engenharia Ltda – GV1 Gridvortex, Fernando Coelho, na apresentação, em Audiência Pública, do projeto “Viamão Smart City”. O engenheiro Nilton Magalhães explicou a Lei da Parceria Pública-Privada (PPP), aprovada em 2013, com regime de concessão para iluminação pública e resíduos sólidos. “Com estudo integrado de LED e fibra ótica, Viamão dará um salto para ser a primeira Cidade Inteligente da América Latina, incluindo no circuito o controle da frota de ônibus, coleta de lixo domiciliar, semáforos, iluminação, câmeras e reconhecimento facial”, destaca Magalhães.

O prefeito, André Pacheco, ressaltou que o município vem fazendo a sua parte para contribuir com a segurança. Instalou 20 câmeras de videomonitoramento no Centro e 20 na Santa Isabel, além das 15 câmeras instaladas junto aos controladores de velocidade. “Estamos em processo de instalação de mais cinco câmeras no Centro. Todas as escolas e unidades de saúde estão interligadas no processo de cercamento eletrônico e videomonitoramento. São mais de 100 pontos que estão no sistema interligado com a Polícia Civil e Brigada Militar, para que o munícipe tenha mais sensação de segurança”, finaliza Pacheco.

O diretor de Negócios da Philus Engenharia GridVortex expressa que hoje Viamão está vivendo a transição do sistema analógico para o digital. A empresa tem até dois anos para trocar os 18.724 pontos de iluminação existentes para o sistema LED. “A infraestrutura digital permite a eficiência na prestação dos serviços públicos. Primeiro será feito um cadastro multifinalitário, filmado com drone, para medir a altura e a capacidade do raio de iluminação de cada ponto. Em até três anos todo sistema estará interligado, numa rede privada do município, chamada de inteligência embarcada. Será um grande salto tecnológico”, conclui Coelho.

© Copyright Instar - 2006-2018.