08 OUT 2018
Faça como Carla Peixoto, previna-se contra o câncer de mama!

Hoje, Carla Peixoto levantou com uma ideia na cabeça: cuidar da sua saúde. Aos 45 anos, Carla está vivendo a doença na sua família. Sua irmã já fez a cirurgia e agora está fazendo a quimio e a radioterapia. “Nunca houve nenhum caso na família. Estamos todos surpresos”, expressa. Carla fez o exame das mamas e o citopatológico. “Faço todos os anos no mês de outubro para não ficar surpresa com o resultado, pois se tiver alguma coisa e for detectado no início, a chance de cura é maior”, conclui.

Carla participou da ação do Outubro Rosa, da Secretaria Municipal da Saúde, que estava com a unidade móvel ginecológica estacionada junto à UBS Santa Isabel, atendendo livre demanda. A ação faz parte da campanha “Juntas, somos mais fortes!”. Uma vez na semana, a unidade móvel estará estacionando em uma região diferente para coleta de material citopatológico (exame preventivo do câncer do colo do útero) e autoexame das mamas, no horário das 8 às 12 horas, atendendo às demandas espontâneas. Basta levar um documento com foto e o cartão SUS atualizado. Fique atenta! Prevenir é a melhor forma de lutar!

Calendário da unidade móvel do Outubro Rosa:

– Dia 11, das 8 às 12 horas – na Augusta Marina (av. Dário Gonçalves Molho, s/nº, Augusta Marina);

– Dia 20, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, no Centro;

– Dia 26, das 8 às 12 horas – ao lado da UBS Águas Claras (ERS 040, Km 28, parada 88, Águas Claras);

– Dia 27, às 9 horas – Caminhada Outubro Rosa, em Itapuã.

Saiba mais:

– O câncer de mama é o tipo mais comum de tumor em mulheres no mundo inteiro. É mais comum após os 30 anos, sendo mais freqüente a partir dos 50 anos. Quanto mais cedo for detectado, maiores são as chances de cura.

– O câncer pode aparecer em qualquer pessoa. O fumo, o sedentarismo, a dieta inadequada, a poluição, o estresse e a predisposição genética são fatores que podem desencadear a doença.