02 OUT 2018
PPP forma mais 3.376 Jovens Embaixadores do Saneamento Básico

O prefeito de Viamão, André Pacheco, esteve presente na abertura da 3ª Edição do Projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, uma Parceria Público-Privado (PPP), entre a Corsan e a Fazenda Pedagógica Quinta da Estância. De 1 a 4 de outubro passarão pela Fazenda 3.376 estudantes, de nove municípios. Só de Viamão, foram 12 escolas municipais, totalizando 718 alunos.

A atividade faz parte da 25ª Semana Interamericana da Água. Os estudantes chegaram e foram convidados a participar de uma trilha em área de preservação ambiental, com vista à uma nascente do Rio Gravataí. Os monitores explicaram de onde vem a água que se bebe, a importância da preservação das nascentes na formação dos rios e arroios, a qualidade da água e o papel de cada um para a preservação. Os estudantes serão multiplicadores nas suas comunidades para a implantação do saneamento básico no município em até 10 anos.

Após, os alunos participaram de uma oficina para formação dos recursos hídricos e ciclos da água, tipos de uso, volume consumido diariamente, simuladores de consumo com uso racional e reaproveitamento de recursos, bem como a importância para a saúde de todos de uma água tratada, um esgoto tratado e o recolhimento de lixo doméstico.

Todos os estudantes também participaram de uma dinâmica da ponte de água, onde cada aluno representava uma residência, com partes de encanamento. Eles tinham de trabalhar junto para levar, de forma cooperada, a água tratada e a água servida de um ponto a outro. Depois de trabalharem coletivamente, formando uma equipe e se ajudando a passarem por obstáculos, o grupo ficou mais forte e unido. Aí foi a hora de cada escola confeccionar a sua “Bandeira do Saneamento Básico”, com seus compromissos em relação ao saneamento básico em sua casa e em sua comunidade. Com todas as metas cumpridas, os estudantes receberam o certificado de “Embaixadores do Saneamento Básico”.

O diretor de Relacionamento da Quinta da Estância, Rafael Goelzer, ressalta que, em três edições do projeto Jovens Embaixadores do Saneamento Básico, são 10.025 estudantes formados. “Em 2017, tivemos duas edições, uma na 1ª Semana Mundial do Meio Ambiente, com 3.319 estudantes, e a outra na 24ª Semana Interamericana da Água, com 3.330 alunos de escolas públicas. Agora, de 1º a 4 de outubro, serão 58 escolas, 10.025 estudantes que terão a oportunidade de praticar seus conhecimentos para contribuir com a preservação do planeta”, explica Goelzer.

O prefeito parabenizou o projeto e falou sobre o trabalho que está sendo desenvolvido junto às escolas – o Cidade Limpa – com o foco de sensibilizar os estudantes a serem agentes do meio ambiente, cuidando para que não haja pontos de descarte irregular em seus bairros. “Além de mantermos a cidade limpa com essa atitude, conseguimos reduzir criadouros do mosquito Aedes Aegypti e, em 2018, não tivemos nenhum caso registrado de dengue no município. Em 2016, tivemos 150 casos e em 2017, com a ação reduzimos para 10. Estaremos lançando neste mês o projeto Escola Aberta, onde levaremos várias oficinas de reciclagem, preservação ambiental, entre outras atividades. Queremos criar a consciência coletiva”, explica Pacheco.

Participaram neste ano as escolas municipais: Apolinário Alves dos Santos; Humberto de Campos, Olympio Coelho de Oliveira; José Loureiro da Silva; Frei Pacífico; Presidente Getúlio Vargas; Farroupilha; Jardim Outeiral; Jerônimo Porto; São Jorge; e, Amador Nunes da Rocha.