17 SET 2018
Esporte como aliado no combate ao alto índice de sobrepeso

Numa iniciativa pioneira entre a Prefeitura de Viamão e o Sistema Fecomércio-RS/Sesc, estudantes da rede municipal estão recebendo oficinas esportivas gratuitas com vistas à redução de sobrepeso.

Com os dados coletados pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc Viamão, a partir do Programa Sesc Sorrindo para o Futuro, foi detectado que 58% dos estudantes avaliados estavam acima do peso. Analisando os dados, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, decidiu diminuir este quadro de sobrepeso e obesidade e, em parceria com o Sesc Viamão, criou o projeto Iniciação Esportiva, pioneiro nas escolas da rede pública.

O projeto, que iniciou em maio deste ano, leva o esporte como fator de transformação social e instrumento para uma vida saudável. O Sistema Fecomércio-RS/Sesc oferece gratuitamente aulas de futsal, vôlei, basquete e handebol, a fim de incentivar as crianças a praticarem esportes, melhorando aspectos psicomotores e reduzindo o índice de massa corporal. Seis escolas estão participando do projeto: EMEF São Tomé; EMEF Santa Isabel; EMEF Frederico Dhil (Pró-Morar); EMEF Sargento Raymundo Soares (Augusta); EMEF Monteiro Lobato (Helenita); e EMEI Possidônio da Cunha (Tarumã). Foram avaliadas 901 crianças, utilizando dados de peso e estatura, a fim de obter o Índice de Massa Corpórea (IMC).

Para o secretário de Educação, Carlos Bennech, o projeto de Iniciação Esportiva vem trazendo uma perspectiva de avanço. “Trabalhar a questão da obesidade na infância é oportunizar às nossas crianças e famílias uma nova vida. Neste ano introduzimos mais um dia de refeição na merenda escolar. Agora, três vezes na semana é oferecida uma refeição com complemento de saladas, muitas vezes produzidas nas hortas das próprias escolas. Estamos investindo em ações educativas focadas nas crianças, para que elas cresçam com hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividade física e incorporem isso para a vida. Realizar este projeto com o Sesc possibilita, em curto espaço de tempo, uma política pública cada vez mais eficaz”, destaca Bennech.

Saiba mais:

– De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a obesidade infantil tem como consequências uma maior probabilidade de obesidade e incapacidade na vida adulta e complicações decorrentes desse agravo. Além dos riscos futuros, as crianças obesas sofrem problemas emocionais afetando a autoestima, angústia respiratória, aumento do risco de fraturas e hipertensão, e têm marcadores precoces de doenças cardiovasculares, resistência à insulina, ademais dos efeitos psicológicos.

– O projeto Sorrindo para o Futuro oferece exame de saúde bucal e orienta os estudantes, da educação infantil até o 5º ano, das escolas da rede municipal, sobre a importância da escovação correta dos dentes e alimentação.