17/09/2018
Aberta a Semana Farroupilha de Viamão 2018

A Chama Crioula Oficial do Estado e a Chama Itinerante de Viamão chegaram ao Monumento Cruz das Almas, na ERS 040, na tarde da última quinta-feira, dia 13, com a cavalgada dos componentes da União Tradicionalista de Viamonense (UTV) e iniciaram as atividades de abertura da Semana Farroupilha 2018.

Logo após, os cavaleiros partiram para a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, na qual receberam a benção do padre e se deslocaram para a Trincheira Farroupilha, no bairro Tarumã. No marco histórico da Revolução Farrapa, a UTV realizou a fusão das chamas e rumaram para o Acampamento Farroupilha de Viamão.

A Chama Crioula foi recebida pela presidente da UTV, Ana Sara Fraga Pinheiro, pelo ex-presidente da entidade e patrono da Semana Farroupilha 2018, Valdecir Chamurro, pelo prefeito, André Pacheco, pelo secretário da Cultura, Luciano Alves, e pelos tradicionalistas que, na ocasião, inauguraram o novo Galpão Cultural, que guardará a centelha até o dia 20 de setembro.

“O nosso novo galpão é um sonho que vira realidade. Tudo isso é fruto do amor pela tradição e dos nossos parceiros com a ajuda da Prefeitura através da Secretaria da Cultura, comércio local e de todas as entidades tradicionalistas que fazem parte da UTV”, conta, com orgulho, a presidente da UTV.

Além disso, no galpão ocorrem palestras, oficinas, danças de invernadas, bailes, a Ronda da Chama Crioula e demais apresentações artísticas. Hoje, o acampamento conta com 20 piquetes, área de recreação para as crianças e uma pista de provas campeiras. Mais do que isso, cada piquete fica responsável em apresentar projetos para fomentar a tradição gaúcha.

O prefeito prestigiou o momento de promoção do Tradicionalismo Gaúcho. “O que eu penso ser o mais importante aqui, hoje, é a união. É a união das entidades representativas, da Prefeitura e de todos os outros agentes colaborativos. Só com a união agente consegue fazer uma cidade melhor. Este espaço é do poder publico cedido ao Sindicato Rural e à UTV. Com isso, pensamos no agronegócio, nas potencialidades e cultuamos a tradição”, finaliza o prefeito.