10/09/2018
Desfiles Cívicos mostram projetos da educação que investem no futuro

Pacto Viamão pela Alfabetização, Sorrindo para o Futuro, Robótica, Escolas Auroras, Mais Educação, Esporte é Saúde, Galera Curtição, Sustentabilidade, Hortas Escolares, Alimentação Saudável, Ler é viajar na Imaginação, entre outros projetos da Secretaria Municipal de Educação, foram evidenciados nos Desfiles Cívicos do Centro, Águas Claras e Itapuã, ocorridos na última sexta-feira e sábado.

No Centro, cerca de seis mil pessoas assistiram ao Desfile, que teve a participação de 30 escolas, escoteiros, Sesc, bombeiros, desbravadores e incursão pré-militar. A diversidade das bandas e suas alegorias deram passagem ao desfile de suas respectivas escolas e embalaram a avenida.

Em Águas Claras, cerca de 500 pessoas assistiram ao Desfile das sete escolas e entidades. Nilo, uma arara azul, também foi assistir ao evento com os seus tutores humanos e chamou a atenção do público. A EMEF Zeferino Lopes de Castro, inovadora, se destacou com o projeto "Bolo Interativo". “Com uma caixa de papelão e alguns materiais de decoração foi construído um bolo interativo. Foram escolhidos alguns pontos de contato para acionar a programação de uma placa, na qual os alunos gravaram episódios da história da escola Zeferino”, explica a diretora da escola, Rosa Maria Stalivieri. Ao tocar nos pontos de contato, o áudio era liberado. O prefeito, André Pacheco, testou e aprovou o bolo interativo.

Em Itapuã, participaram do Desfile Cívico cerca de mil pessoas. O evento foi aberto pela chegada do Fogo Simbólico, conduzida pelo Grupo de Escoteiros Alencarino Scarpetti e acendimento da Pira Cívica.  Desfilaram dez escolas, escoteiros, vigilância, Parque Estadual de Itapuã, CTGs e entidades. O projeto Caminhadas, da Unidade Básica de Saúde Itapuã, também foi para a avenida e o médico Edwin Almicar, que liderou o pelotão foi ovacionado pelo público.

O secretário de Educação, Carlos Bennech, agradeceu a direção de todas as escolas pelos belíssimos desfiles. “Estamos empoderando as crianças e adolescentes de conhecimento e oportunizando a construção de uma cidade melhor.” O prefeito anunciou a reforma e ampliação de duas escolas em Itapuã: Padre Schneider e Frei Pacífico. “Precisamos cada vez mais pensar num país melhor, num município melhor. A educação é a base de tudo. Quando queremos melhorar a saúde, a segurança pública ou a infraestrutura de uma cidade, precisamos pensar  na educação como única forma de crescimento de uma sociedade”, finaliza Pacheco.

O último Desfile Cívico, o da Santa Isabel, está marcado para o dia de aniversário dos 277 anos de Viamão, 14 de Setembro, com início às 9 horas, na avenida Liberdade.

© Copyright Instar - 2006-2018.