04 SET 2018
Educação é nossa prioridade

Viamão é um dos municípios com maior número de alunos matriculados

na educação infantil e investiu em 2017 mais de 4 mil reais por aluno.

O município de Viamão tem investido fortemente em Educação, e temos dados concretos. Só em 2017, foram aplicados em Educação R$ 161.223.465,83. A educação infantil corresponde a 18% desse montante, ou seja, R$ 20.898.304,62. O município investe em cada aluno, por ano, a quantia de R$ 4.438,89. Esse dado já foi retificado e enviado ao SIOPE para que possa ser corrigido.

O município de Viamão possui uma das maiores redes de educação municipal na Grande Porto Alegre. São cerca de 26 mil estudantes, compreendendo desde a educação infantil até o ensino fundamental. A rede é composta por 62 escolas, sendo seis exclusivamente de educação infantil e outras 56 de ensino fundamental, das quais 95% delas possuem educação infantil, tanto na zona urbana, como na rural. O ingresso na educação infantil, que antes era opcional a partir dos quatro anos, desde 2016 é obrigatório.

Com isso, a rede cresceu. Hoje são 4.708 alunos matriculados e cerca de 285 professores só para atender a educação infantil. Foi necessário construir nove salas de aula específicas para o atendimento da EI, incluindo banheiros adaptados, para comportar cerca de 4 mil novos estudantes. O município investiu também em aquisição de mobiliário compatível, material didático e pedagógico, kits de brinquedos e tatames, uniformes, alimentação escolar diferenciada e tablets. Por ter uma zona rural muito extensa, Viamão possui a maior frota de transporte escolar do Estado. Os professores possuem formação continuada e desenvolvem um trabalho voltado para o desenvolvimento pleno do estudante.

Algumas de nossas escolas tiveram a construção de quadras poliesportivas cobertas. Outras, estão sendo ampliadas, reformadas e revitalizadas com pintura. Todas possuem cercamento eletrônico, para maior conforto e segurança a pais e alunos. Neste sentido também, ampliamos a patrulha escolar, com a aquisição de três novos veículos, para fornecer maior sensação de segurança aos estudantes na entrada e saída da escola, ajudando, inclusive, a Brigada Militar em seu policiamento ostensivo.

No que diz respeito a investimentos no ensino médio, cabe salientar que a responsabilidade é do Estado e não do município, como vem sendo divulgado erroneamente por pessoas que só querem denegrir a imagem do governo.

Queremos muito melhorar os nossos indicadores na educação e estamos focados neste aspecto, por isso firmamos o Pacto Viamão pela Alfabetização, onde teremos muitos resultados positivos a comemorar, com metas a curto, médio e longo prazos, impactando na qualidade de vida da comunidade viamonense. Ao aprender a ler e a escrever as crianças ganham  autonomia, se desenvolvem e  têm a oportunidade de exercer, no futuro, a sua cidadania. O município de Viamão está engajado e elege como prioridade a educação de sua cidade. Em Viamão, juntos, somos mais educação!

Abraço,

André Pacheco.