04 SET 2018
Caminhada da saúde

O que fazer para melhorar a saúde de uma comunidade? É preciso tratar? Sim, claro. Mas, também, é preciso promover a saúde. Isso se faz como? Integração e exercício físico! A receita vem da UBS Augusta Marina, prescrita pela médica Márcia Pessoa.

Márcia é médica em turno integral na Augusta Marina e observou que muitas das doenças sofridas por seus pacientes podiam ser amenizadas com encontros semanais e atividades físicas regulares. “Muitos pacientes ficam sozinhos em casa, a maior parte do dia, sem conversar com ninguém. Outros, tinham hábitos alimentares pouco saudáveis. Então, propus a criação de um grupo de caminhada, com uma roda de conversa, uma vez na semana”, conta.

O grupo iniciou neste ano, no dia 22 de março, com 36 pacientes. Quando o inverno chegou, uns foram desistindo, mas a metade continua com afinco. A médica conta que sua maior inspiração foi dona Eloina Benevides Machado, 74 anos. “Ela era meu principal objetivo, pois não exercia qualquer atividade física, estava acima do peso e sentia-se muito só, sem vontade de fazer nada, só de dormir. Começamos aos pouquinhos a caminhada, pois ela se cansava muito.” Hoje, dona Eloina percorre tranquila mais de dois quilômetros, duas ou três vezes na semana. Perdeu seis quilos, estabilizou a pressão arterial, melhorou a dicção, fez amigos e participa do grupo de crochê na Associação Augusta Marina, ao lado da unidade de saúde, às quartas-feiras. Na falta da professora de crochê, dona Eloina assume o posto e passa seus conhecimentos às outras mulheres, com um sorriso enorme estampado no rosto.

Assim, como Eloina, outras pacientes perderam peso e ganharam saúde, como Maria de Lourdes Oliveira, 64 anos, que emagreceu cinco quilos e estabilizou o colesterol e a pressão arterial. Ou como Maria de Lourdes Ambrósio, diabética e agora com a pressão arterial controlada. Uma das mais jovens integrante, Ana Paula Fernandes, 41 anos, foi quem sugeriu o nome do grupo – Caminhada da Saúde – e o canal de comunicação via whatsapp. “Como na unidade de saúde os encontros são todas as quintas-feiras, pelo grupo de whatsapp combinamos caminhadas nos outros dias da semana, quando o tempo colabora”, explica Ana Paula. Ela emagreceu dois quilos e reduziu o colesterol. Mesmo quando o tempo está chuvoso, Ana Paula não falta aos encontros, nem que seja para conversar ou fazer exercícios de alongamento.

Planos

Para o mês de novembro, o grupo está planejando um passeio de integração. Os aniversários são comemorados com um café comunitário, após as caminhadas. As agentes comunitárias de saúde participam das atividades, bem como a técnica de enfermagem, Rosa Maria Johann, apoiando as pacientes mais idosas ou com mais dificuldade de locomoção.

Osmar Mengue, 53 anos, iniciou na caminhada por ter sofrido um AVC. Em cinco meses, o resultado é visível: mais saúde e mais estabilidade física e emocional. Também pudera, Osmar caminha ao lado de sua esposa, Maria Aparecida Mengue, 52 anos, e de sua sogra, Nilza Gomes Paz, 70 anos. É como diz o ditado: “Família que caminha unida, permanece unida”.

No último mês, o grupo ganhou um reforço, do educador físico do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Wagner Júnior. Antes e após as caminhadas, Júnior propõe alongamento físico, trabalha a parte motora e a respiração. “Está sendo muito gratificante trabalhar com esta equipe, pois aqui encontramos alegria e entusiasmo tanto nos profissionais da unidade, como na comunidade”, destaca.

Saiba mais:

– Se você é morador da Augusta e ficou interessado em participar das caminhadas, elas acontecem todas as quintas-feiras, às 8 horas, com concentração junto à UBS Augusta Marina (avenida Dário Gonçalves Molho, s/nº, telefone 3435.0326).

– A prática regular de atividades físicas é fundamental para uma vida mais saudável.

O que precisa?

- Boa vontade e disposição;

- Uma roupa e um tênis confortável.