05/08/2018
Saúde para todos

Todos os dias, a Unidade de Saúde Móvel atende às comunidades mais distantes do município, facilitando o acesso do usuário ao Sistema Único de Saúde (SUS). Pela manhã, ela estaciona em um local, à tarde, em outro. São disponibilizadas consultas clínicas, odontológicas, acompanhamento pré-natal, coleta de material para exame preventivo ao câncer do colo de útero, dispensação de medicamentos e vacinação nas campanhas.

A equipe é composta pelo médico da Estratégia de Saúde da Família Felipe Nora de Moraes, pela odontóloga Arieli Simas, pela técnica de Enfermagem Eliane Benites e o motorista Pedro Tassinari. Acompanhamos o atendimento no Passo D’Areia, onde os pacientes já haviam sido avisados no grupo de whatsapp pela técnica de enfermagem.

Ana Cristina Vieira, 42 anos, moradora do Passo D’Areia, é usuária da unidade móvel de saúde há dois anos. “É mais prático para nós que moramos no interior. Senão tenho que viajar até Itapuã para consultar.” A Unidade Móvel vai à região cerca de duas vezes ao mês. Seu Arnaldo Santos Gomes, 65 anos, esperava ansioso pelo ônibus para retirar seus remédios de uso contínuo: “É muito melhor! Assim não fico sem medicamento, pois se tiver que sair para buscar, aí complica.”

Seu Valdir Renato Vieira está fazendo tratamento odontológico. “Ela tem uma mão de anjo, nem sinto dor”, fala ele em relação à profissional Arieli Simas. O médico da ESF faz um atendimento humanizado, conversando e ouvindo do paciente a sua história, o seu dia a dia, para entender seus hábitos e melhor aplicar o tratamento da saúde.

Mas não é só na Unidade Móvel que é feito o atendimento. Quando o paciente mora na região e está acamado, não podendo se deslocar até o ônibus, o médico e a técnica de enfermagem vão até a casa do paciente.

Acompanhe o calendário da Unidade Móvel de Saúde de 6 a 31 de agosto:

Passo dos Negros

Pimenta

(Manhã e Tarde)

Jardim Cocão (Manhã e Tarde)

Espigão

Jardim Cocão

Capororoca

Universal (Manhã) e

Capororoca (Tarde)

Espigão (Manhã e Tarde)

Passo dos Negos (Manhã e Tarde)

Jardim Cocão (Manhã)

Cantagalo

Passo D’Areia

(Tarde)

Castelinho

Capororoca (Manhã)

Universal (Tarde)

Espigão

Jardim Cocão

Espigão (Manhã)

Castelinho (Tarde)

Passo dos Negros (Manhã e Tarde)

Manutenção da Unidade Móvel

Passo dos Negros (Manhã e Tarde)

Jardim Cocão (Manhã)

© Copyright Instar - 2006-2018.