02/08/2018
Experiência de Viamão é reconhecida como modelo para o SUS

O projeto “O Cuidado que Queremos – Um Novo Caminho para a Saúde Mental” foi premiado como uma experiência exitosa no XXXIV Congresso Nacional do CONASEMS, na última sexta-feira, 27 de julho, em Belém (PA). O trabalho do Núcleo de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde foi reconhecido como uma estratégia modelo para o SUS que dá certo. Antes disso, o Projeto já havia sido premiado no XXX Congresso do COSEMS/RS, a nível estadual, que o credenciou a participar da disputa nacional.

Este é um esforço da equipe, que construiu junto com os usuários da rede um plano, aprovado em nível nacional. O projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde e recebeu premiação também no XXXIV Congresso Nacional do CONASEMS, na temática: participação da comunidade na saúde. Toda a história do projeto, desde a sua formulação até o desenvolvimento das atividades, está registrada num livro. Trabalhadores da rede de Viamão e usuários dos CAPS viajaram para cidades onde o trabalho de saúde mental é referência no Estado. Lá, eles puderam observar o que é desenvolvido, trocar experiências, sugerir e pensar em novas práticas.

A psicóloga e coordenadora das equipes complementares em saúde mental, Renata Schorn, explica que o projeto foi idealizado desde 2015 para que pudesse ser colocado em prática em 2017. “Nós, usuários e trabalhadores, estamos muito contentes com a visibilidade, frutos e reconhecimentos que O Cuidado que Queremos está recebendo. Estamos orgulhosos por ter representado Viamão no COSEMS e no CONASEMS com esta experiência. Seguiremos trabalhando em prol do cuidado em liberdade (sem internação) e da autonomia do usuário da saúde mental.”

© Copyright Instar - 2006-2018.