20/06/2018
Exposição fotográfica "Liberdade Ltda" abre suas portas

Na tarde dessa terça-feira, 19 de junho, o fotógrafo Jorge Aguiar abriu sua exposição fotográfica “Liberdade Ltda”, no Centro Municipal de Cultura Dr. Carlos Pinto Mennet. O momento solene contou com a presença do secretário da Cultura, Luciano Alves, do curador da exposição, Cleverson Ferreira, de colaboradores da secretaria, e de professores e alunos da EEEM Setembrina.

O secretário destacou o tema, liberdade, e as diversas nuances que o fotógrafo retrata no seu acervo. “As pessoas geralmente tem resistência em se relacionar ou, até mesmo, ajudar alguma pessoa que teve sua liberdade restringida. No caso de um ex-detento, por exemplo. Mas se soubéssemos da história de vida e das situações que aquela pessoa passou, poderíamos ter outra visão sobre esse indivíduo. O Jorge vem aqui para nos mostrar um pouco dessa realidade”, comenta Alves.

A exposição “Liberdade Ltda” retrata três formas da restrição de liberdade que as pessoas podem sofrer. Para Jorge Aguiar, é difícil para muita gente aceitar as situações que ele está expondo. “Minha intenção é apresentar o que ninguém quer mostrar. Está no nosso dia a dia, mas ninguém quer enxergar. Não dá para ignorar, pois essas pessoas existem”, relata o fotógrafo.

O curador da exposição, Cleverson Ferreira, utilizou fotografias impressas em voal e suspensas na altura dos olhos dos frequentadores. Segundo ele, a foto impressa em tecido quase transparente, não choca as pessoas com as imagens fortes, num primeiro momento. “Essa contradição do leve e transparente do tecido com as imagens pesadas das fotografias quebra um pouco essa impressão da realidade difícil dessas pessoas”, explica o curador.

No dia 14 de julho, o fotógrafo vai ministrar uma oficina de fotografia, como ele mesmo diz, por mobigrafia. Que nada mais é do que uma caminhada fotográfica com uma conversa para trocar experiências sobre o assunto e obter informações sobre técnicas de fotografia. A exposição pode ser vista do dia 18 de junho a 18 de julho.