14 JUN 2018
Exposição fotográfica “Liberdade Ltda” visita Viamão

O significado de liberdade tende a ter muitas percepções, dependendo de quem a vive com condições específicas. De 18 de junho a 18 de julho, o Centro Municipal de Cultura Dr. Carlos Pinto Mennet recebe a exposição fotográfica "Liberdade Ltda", com trabalhos do fotógrafo Jorge Aguiar.

A exposição “Liberdade Ltda” é produzida pela Catarse Produções Culturais, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Instituto Estadual de Artes Visuais. Com curadoria do produtor cultural Cleverson Ferreira, a mostra faz um recorte dos 40 anos de carreira do fotógrafo Jorge Aguiar dedicados à Fotografia e ao Fotojornalismo. Além disso, ela tem o objetivo de provocar a noção de liberdade e fazer a reflexão sobre essa realidade no semelhante em condições de limitação sociocultural, motora e carcerária. A iniciativa cultural quer provocar a percepção de liberdade valorizada, somente quando é perdida.

O curador usou três dos trabalhos mais expressivos do fotógrafo para compor a exposição. Dentre eles estão:

• "O fio da Navalha", que retrata a vida de pessoas que dependem de um aterro sanitário (lixão) para prover o próprio sustento e esbarram na limitação social e cultural para um desenvolvimento saudável e digno;
  • "Meio fio - Vida de Cadeirante", que mostra a história de cadeirantes, que apesar da limitação imposta pelas condições físicas e a própria cadeira de rodas, conseguem viver de forma “limitadamente normal”;
  • “Um Mergulho no Inferno”, que apresenta imagens de dentro do Presídio Central de Porto Alegre, um lugar onde os conceitos de liberdade são levados para outro extremo.

Jorge Aguiar:

Ele é um dos grandes nomes da fotografia atual do Rio Grande do Sul. Natural de Porto Alegre, já recebeu diversos prêmios como o da VI Bienal de Fotografia da Europa, em 1983, e o prêmio Direitos Humanos da Unesco, em 2003, além de ter exposto seu acervo em diversos países como na Biblioteca de Documentação de Artes Contemporânea de Paris, na França.

Além da exposição, o fotógrafo vai ministrar uma oficina que trata sobre elementos básicos da fotografia, equipamento, enquadramento, iluminação, composição, ISO, foco, obturador, diafragma e, principalmente, a preparação do fotógrafo. Na oportunidade, Jorge Aguiar vai mostrar a necessidade de lapidar o próprio olhar para poder eternizar o momento com qualquer equipamento, desde um celular até uma câmera profissional. É necessário trazer o próprio equipamento, que pode ser um celular ou câmera. As vagas são limitadas.

Cronograma:

18 de junho: Abertura da exposição "Liberdade Ltda", com horários de visitação das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas;

21 de junho: Início das inscrições para a oficina de fotografia;

14 de julho: Oficina "Revelando a arte fotográfica e a lapidação do olhar", das 9 às 13 horas.