13 JUN 2018
Governador inaugura sede do 18º BPM e inicia obras do viaduto em Viamão

Hoje, pela manhã, o município de Viamão recebeu o governador do Estado, José Ivo Sartori, a Primeira Dama e secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho, Justiça e Direitos Humanos, Maria Helena Sartori, e suas respectivas comitivas para a inauguração da sede do 18º BPM, localizada no Complexo Ana Jobim (parada 36). A Sede foi edificada em cerca de seis meses e possui 750m² de área construída. De acordo com o Chefe do Estado Maior, coronel Júlio Cesar Rocha Lopes, o batalhão mais moderno do Rio Grande do Sul já construído. “Resultado do trabalho integrado de pessoas, que tiveram autonomia para colocar em prática seu conhecimento”, expressa o coronel.

O secretário da Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer, falou que a Brigada Militar agora está ganhando espaço físico adequado e compatível. “Estamos enfrentando a violência e a criminalidade. O índice de assalto a ônibus e a pedestres está diminuindo em Viamão”, afirma.

O prefeito, André Pacheco, disse que está muito satisfeito com os avanços no combate à criminalidade. “E, para isso, o espírito de colaboração é fundamental. Já instalamos 40 câmeras de videomonitoramento e queremos fazer o cercamento eletrônico do município, integrado a Porto Alegre, com espelhamento para a Brigada Militar. Também adquirimos patrulhas escolar, com giroflex e rádio, para colaborar com a Brigada Militar na diminuição da criminalidade”, ressalta.

Pacheco explica que no local onde estava o 18º BPM, será feito um centro de negócios do agronegócio, com venda em atacado e a varejo. “Viamão é o maior produtor de orgânicos e folheosas do Estado”, acrescenta.

Sartori estava muito feliz e à vontade, no município ao qual já lhe serviu de morada em 1969, época em que estudava no Seminário Maior da Fafimc. “Como é bom ver que o município prosperou e se desenvolveu. O Estado também está bem melhor hoje. Éramos o vigésimo sétimo no ranking do país que melhor pagava a segurança pública. Hoje, estamos na quarta posição.”

Início das obras da elevada sobre as ERSs 040 e 118

O governador, José Ivo Sartori, deu ordem de início às obras da elevada sobre as ERSs 040 e 118. O secretário dos Transportes, Humberto Brandão Canuso, fala que o Estado possui 11 mil quilômetros de malha viária e está melhorando a infraestrura e circulação de 3 mil quilômetros de estrada. “Estamos investindo no escoamento da produção e no turismo. A obra é uma reivindicação antiga da comunidade para reduzir os congestionamentos na rodovia - que aumentam principalmente no verão -, uma das principais rotas entre a Região Metropolitana e o Litoral Norte.”

Os serviços serão executados pela Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), que administra o trecho, com previsão de entrega em 12 meses. O investimento é de aproximadamente R$ 16 milhões, arrecadados pela praça de pedágio de Viamão. O viaduto terá vão livre de 5,5 metros e pista dupla, prevendo futura duplicação da rodovia.

"Todo mundo sabe como fica esse trecho, principalmente no veraneio, completamente congestionado. Do jeito que está, não pode ficar. Vamos começar as obras logo", afirmou o governador, acompanhado pelo vice José Paulo Cairoli. Sartori também salientou a importância de qualificar a infraestrutura da região: "A  118 é prioridade número um do nosso governo, sempre disse isso. Imaginem vocês, para um estado que não pode financiar nem um centavo, o esforço que tivemos que fazer. E fizemos".

"O grande desafio era retomarmos todas as atividades da 118. Acredito que em três anos e meio conseguimos avançar bastante. Estamos indo para a fase final e não podia faltar, através da EGR, a oportunidade de conectarmos tudo isso ao viaduto, que passa a ser extremamente importante à circulação dos veículos e à fluidez do trânsito regional", acrescentou o governador.

O prefeito, André Pacheco, fala que o entroncamento das duas rodovias é um problema que vem perdurando no município. “O local era alvo de inúmeros acidentes e, por intervenção desse governo, recebeu em 2016 uma sinaleira, amenizando a circulação em épocas de baixa temporada. No verão a situação permanece complicada com o grande fluxo de veículos rumo ao litoral norte”, explica.

De acordo com Pacheco, a construção do viaduto é fundamental para a mobilidade urbana metropolitana e um avanço para o desenvolvimento da região, além de diminuir os acidentes, o viaduto desafogará o trânsito que é intenso na região, tanto durante o veraneio, como o ano todo. “Será um avanço para nossa área rural, qualificando o acesso para a rodovia Acrísio Prates, onde tem escolas (particular e pública), frota da Secretaria de Educação, frota da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, frota da Corsan, aterro sanitário, empreendimentos turísticos, Rota das Especiarias, bem como para a região de Águas Claras e Capão da Porteira, um grande eixo de desenvolvimento para Viamão”, conclui o prefeito.