11 JUN 2018
Teve peixe, camarão, pirão, vôos aquáticos, shows, encontro de motos e muito mais – 9ª Festa do Peixe de Viamão

Itapuã recebeu de braços abertos e acolheu todos os turistas que foram participar da 9ª Festa do Peixe de Viamão, no último final de semana, dias 8, 9 e 10 de junho. O evento iniciou sexta à noite, levando cerca de 200 pessoas a participarem do baile com a banda Oh! Modão. Sábado pela manhã, dia 9, cerca de 300 motociclistas da região metropolitana de Porto Alegre e litoral norte chegaram para o 1º Encontro de Motos de Itapuã.

Na abertura, o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio José Minetto, falou que a região possui uma diversidade de oportunidades, como o turismo, a pesca e a produção rural. O prefeito, André Pacheco, agradeceu o empenho de cada um que colaborou para a realização do evento – como a Emater, Ascomovita, Clube de Mães, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Náutica Barreto, Colônia Z4 e Bombeiros Civis de Itapuã – com o patrocínio da Corsan e realização da Prefeitura. “Cada um de vocês acreditou e é responsável por esta festa linda, que a cada ano vem crescendo e se tornando uma referência para o município que possui uma grande área de orla. Parabéns Itapuã! Juntos, somos mais”, encerra Pacheco.

A Colônia Z4 foi a responsável pelo carro-chefe da festa: a tainha assada na brasa. Ao total, são 40 famílias que vivem da pesca artesanal no Guaíba, pescando por ano em torno de 60 toneladas. No domingo, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes serviu peixe ensopado, peixe frito e pirão de peixe, com complementos. De acordo com o engenheiro agrônomo e chefe do Escritório da Emater/RS-Ascar, de Viamão, Gladimir Ramos de Souza, foram comercializados cerca de 1.000 quilos de peixe. “O saldo foi muito positivo para a comunidade. Os turistas que foram prestigiar a festa, certamente retornarão em outra época do ano para aproveitar mais a beleza natural da Vila de Itapuã.”

Foram 50 bancas com exposição do artesanato local e da comunidade indígena de Itapuã, comércio em geral, cerveja artesanal e alimentação. Todos os restaurantes da região também ofereceram pratos com peixe e complementos. A corte da festa – rainha e duas princesas, estiveram recepcionando os convidados durante os três dias de evento. Maria Eduarda Bandeira (rainha), Helena de Oliveira (1ª princesa) e Bruna Helena Ludtke (2ª princesa).

Atrações

Na sexta-feira, a Banda Oh! Modão alegrou a festa e o ritmo de músicas gauchescas colocaram todos para dançar. A Banda Marcial da Escola Genésio Pires realizou apresentação na abertura da Festa, no sábado pela manhã. O sábado à tarde foi embalado pelo rock da banda Os Daltons, muito prestigiada pelos motociclistas. À noite, Elton Saldanha e Leo Ross e Banda levaram o melhor da música pop e nativista para a pista de baile.

Domingo, Jairo Terra e Emerson Ferreira fizeram a alegria de quem, mesmo com chuva, foi prestigiar a Festa. Dois ônibus de turismo, um de Alvorada e outro de Viamão, levaram a turma da terceira idade para se divertirem no evento.  A dançarina Sandra Amura realizou apresentação de dança do ventre.

Também fizeram uma apresentação à parte, os aviões anfíbios, jet skis, barcos e veleiros. Além de levarem um colorido especial para as águas do Guaíba, colocaram as embarcações à disposição do turismo. O projeto Recreando, da Secretaria de Educação, também alegrou a criançada, levando brincadeiras, cama elástica, túnel, teatro, pintura no rosto e piscina de bolinhas.

09/06/2018
9ª Festa do Peixe de Viamão