28/05/2018
Diretora do Tecna fala sobre concepção de ideias à exibição de filmes

Não são poucas as etapas para se chegar ao produto final, pronto para exibição. “Antes disso, um filme passa por várias etapas, que vão desde a concepção da ideia, roteiro, viabilização, produção, gravação, edição, até chegar à exibição, propriamente dita”, explica a diretora da Tecna, Aletéia Selonk, que ministrou a segunda aula do curso de Produção Audiovisual. A capacitação é uma parceria da Prefeitura de Viamão, através da Secretaria Municipal de Educação, com o Sistema Sesc/Fecomércio, e ministrada pelos professores do Centro Tecnológico Audiovisual do Rio Grande do Sul (Tecna).

A formação, que iniciou em maio, está sendo proporcionada para 45 professores da rede, desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. Serão mais seis encontros, de 6 de junho a 1º de agosto, onde os professores aprenderão sobre: introdução à linguagem cinematográfica; roteiro (tema, história, personagens, ambientes, ações); diferentes tecnologias (câmera digital, tablet e celular); formação de equipe e distribuição de funções; a fotografia, a arte e o som; a filmagem; e a pós-produção e finalização. Depois disso, os docentes têm a tarefa de propor que os alunos produzam um filme em sala de aula, que serão avaliados e, os participantes que se destacaram, premiados no II Festival de Cinema Escolar de Viamão, que deverá acontecer no final de novembro de 2018.

© Copyright Instar - 2006-2018.