24 MAI 2018
Muitas atrações esperam por você na 9ª Festa do Peixe de Viamão

Sabe aquele peixe fresquinho, assado na brasa? Em Viamão tem! Aliás, Viamão possui 112 quilômetros de costa de água doce. E a tainha é a espécie que é mais encontrada nas águas do Guaíba e Lagoa dos Patos.  A pesca artesanal da Tainha foi liberada no início de maio e a festa é realizada nesta época para comemorar a boa safra. Hoje, são 40 famílias que vivem da pesca artesanal no Guaíba, pescando por ano em torno de 60 toneladas.

A tainha assada na brasa é o prato tradicional que será servido durante a 9ª Festa do Peixe, na Vila de Itapuã, em Viamão. Além da tainha, vai ter pirão, bolinho de peixe, violinha, peixe frito e à escabeche. A Festa acontece de 8 a 10 de junho, numa promoção conjunta da Emater/RS-Ascar, Colônia de Pescadores Z4, Associação Comunitária dos Moradores da Vila de Itapuã (Ascomovita), Clube de Mães, Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, com patrocínio da Corsan e Governo do Estado, e realização da Prefeitura de Viamão. A expectativa é superar a última edição e comercializar 500 quilos de peixe nos três dias de festa.

A Festa do Peixe é o principal evento realizado no Distrito de Itapuã, e, neste ano, contará com 50 bancas de artesanato, comércio em geral, cerveja artesanal e alimentação. Todos os restaurantes da região também estarão oferecendo pratos com peixe. O prato carro-chefe da festa – tainha na brasa, arroz e saladas – será comercializado a R$ 25,00.

Corte

A corte da festa foi escolhida no dia 12 de maio e estará presente nos três dias do evento. A Rainha neste ano é Maria Eduarda Bandeira, a 1ª Princesa é Helena de Oliveira e a 2ª Princesa é Bruna Helena Ludtke.

Atrações

A região de Itapuã é conhecida por sua natureza exuberante. O evento será realizado junto à Praça Nossa Senhora dos Navegantes e os visitantes também poderão passear pela orla de Itapuã. Para animar a festa, estão previstas diversas atrações musicais e culturais, como o 1° Encontro de Motos, esportes náuticos, aviões anfíbios, Stand Up Padle, passeios de barco, brinquedos infantis, entre outros.

Almoço ao sabor de peixe, dia 3

No domingo que antecede o evento, no dia 3 de junho, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes irá promover um almoço no salão paroquial. No cardápio, peixe frito e ensopado, galeto, arroz e saladas. Após o almoço, haverá domingueira com música ao vivo.

Também no dia 3, haverá exposição de veículos antigos junto à Praça da Igreja.

Confira a programação da 9ª Festa do Peixe:

Sexta – 8 de junho

19h – Tertúlia local

21h – Banda Oh! Modão (baile com músicas gauchescas)

Sábado – 9 de junho

11h – Abertura oficial