23 MAI 2018
Criança Feliz PIM inicia no CRAS Martinica

Na última terça-feira, 22 de maio, a comunidade do CRAS Martinica recebeu uma novidade que vai trazer muitos frutos às famílias da região: é o Criança Feliz PIM. O programa tem o objetivo de promover o desenvolvimento integral infantil e o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários das famílias com gestantes e crianças de 0 a 6 anos.

A solenidade de início contou com a presença do prefeito, André Pacheco, dos secretários da Cidadania e Assistência Social, Maria Rita Cardozo, da Educação, Carlos Bennech, e da Saúde, Luis Augusto Carvalho, além das coordenadoras do programa, Viviane Dias e Michele Galvão, e do CRAS da região, Mirtes Moreira.

O Criança Feliz PIM vai desempenhar um trabalho junto a cem famílias da Martinica. Elas irão receber, sistematicamente, as visitas domiciliares de sete visitadores. A supervisora da equipe, Márcia Fenner, comenta sobre o desafio: “Nosso maior foco é a população em situação mais vulnerável. É um novo passo. Vamos fazer a captação das famílias para estimular as crianças nessa faixa etária”, explica Márcia.

O bairro Martinica é a terceira região que concentra mais famílias em situação de vulnerabilidade social de Viamão. A primeira é a Augusta, onde o Criança Feliz PIM é executado desde 2013, seguida pela Monte Alegre. “É um programa que realmente apresenta resultados de desenvolvimento satisfatórios e que está mudando a vida de 270 famílias nas Augustas (Meneguine e Marina) e Monte Alegre. Agora a meta é expandir para a Martinica e levar a proposta a cem famílias. É um resgate do convívio familiar, com estímulos para cada fase da criança, bem como orientações sobre os seus direitos para quebrarem o ciclo da pobreza, que, muitas vezes, estão internalizadas na cultura familiar dessas comunidades”, finaliza André Pacheco.