16 MAI 2018
Viamão participará pela primeira vez do Treinão do Brasil, Correndo pela Paz

No dia 27 de maio, pela primeira vez, Viamão participará da 4ª edição do Treinão do Brasil, Correndo pela Paz. O evento acontece uma vez ao ano, simultaneamente em todo o Brasil e, também, em países como Itália, França, Canadá e Paraguai. No país, cerca de 150 cidades aderiram ao Treinão e, no Rio Grande do Sul, somente três foram inscritas, sendo Viamão uma delas. Além de correr ou caminhar 3 ou 5 quilômetros, dez minutos antes da largada, todos os participantes darão as mãos e farão pensamentos voltados para a paz, formando uma grande corrente pela paz em todo país.

A iniciativa no município é do Feeling Grupo de Corrida, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). O evento é gratuito e não necessita de inscrição prévia, sendo indicado para qualquer idade. “Quem não puder correr, pode caminhar. O importante é participar e estar com o pensamento voltado para a paz”, explica a organizadora do Treinão do Brasil em Viamão, a educadora física Vanessa Gomes. Após a corrida e/ou caminhada, será realizado um piquenique comunitário. “Quem quiser participar, pode levar algum prato para compartilhar e repor as energias”, convida Vanessa.

O secretário de Esporte e Lazer, Valmir Braga, destaca que toda iniciativa em prol do esporte, são bem-vindas. “Estamos com diversas oficinas gratuitas de esportes em vários bairros. Nosso objetivo é que todos possam sair do sedentarismo e praticar uma atividade física regularmente. Eventos como este, que propõem corrida ou caminhada em prol da paz, são bem-vindos. No dia 30, também estamos mobilizados para o Dia do Desafio, em parceria com o Sesc”, finaliza Braga.

Como será um evento voltado para a paz, os participantes devem correr ou caminhar com uma camiseta branca. A concentração é às 6h30 da manhã, junto ao Lago Tarumã. As 6h50 será formada uma corrente pela paz e, às 7 horas, dada a largada.