14 MAI 2018
Viamão no Dia D de Vacinação contra a Gripe

As equipes de Saúde do Município que trabalharam nesse sábado, 12 de maio, no Dia D contra a Gripe, tentaram vacinar o máximo de pessoas, mas, mesmo com o clima favorável, as pessoas dos grupos prioritários não compareceram em grande número às unidades de saúde.

Segundo a coordenadora de Imunizações do Município, Edelvais Rodrigues, o Município tem muito a imunizar ainda. “Viamão disponibilizou 230 profissionais para trabalhar nesse sábado, nas unidades de saúde. A meta estadual é imunizar 90% da população até término da campanha (1º de junho), mas não atingimos nem a metade ainda. Espero que a comunidade se conscientize e venha para tomar a vacina”, comenta a coordenadora.

O Município mobilizou inclusive, uma equipe de profissionais da Saúde em parceria com o Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã para levar doses de vacina às pessoas que moram afastadas.

O publico prioritário a ser imunizado pela Secretaria Municipal de Saúde são idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, trabalhadores de saúde, professores, povos indígenas, gestantes e puérperas (mulheres que recém deram à luz).

Confira os números do Dia D de vacinação contra a gripe

Crianças: de 15.097, 2.997 receberam a dose, 19,85%;

Gestantes: de 2.522, 696 receberam a dose, 27,60%;

Puérperas: de 415, 211 receberam a dose, 50,84%;

Indígenas: de 442, 459 receberam a dose, 103,85%;

Idosos: de 27.353, 14.928 receberam a dose, 54,58%

Professores: de 1.775, 611 receberam a dose, 52%;

Trabalhadores de Saúde: de 5.283, 2.314 receberam a dose, 43,80%;

TOTAL: 42,12% de pessoas imunizadas.