10 MAI 2018
Viamão recebe visita de pesquisador da FGV

As crianças e famílias do Município têm necessidades fundamentais como em qualquer lugar, mas, no Município de Viamão, elas dispõem de recursos primordiais para o seu desenvolvimento. Mais precisamente, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Monte Alegre, em cooperação com as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social, Educação e Saúde, oferece programas como o Criança Feliz e o Primeira Infância Melhor (PIM). Essas iniciativas, federal e estadual, respectivamente, atuam em parceria para levar opções de desenvolvimento infantil às famílias atendidas.

Com o trabalho desenvolvido pelo PIM, desde 2013 na região dos bairros Augusta Marina e Augusta Meneguine, o Município tornou-se referência em atendimento para primeira infância no Estado, no País e até em outros países. E com implantação do Criança Feliz, no ano passado, Viamão unificou os programas em Criança Feliz PIM ampliando a área de atuação.

A coordenadora do Programa Criança Feliz no Município, Viviane Dias, comenta que o programa tem o objetivo de estimular o desenvolvimento das crianças de zero a 3 anos. “Os estímulos às habilidades delas começam desde a gestação. Nossos visitadores se deslocam até as casas das famílias semanalmente, trabalhando com elas o fortalecimento dos vínculos, tanto familiares, quanto comunitários. Nós levamos às famílias todas as informações sobre os cuidados, proteção, desenvolvimento e educação às crianças”, explica Viviane.

O trabalho realizado por Viamão despertou interesse dos pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição tradicional e renomada por estimular o desenvolvimento socioeconômico nacional. Além da entidade ser sinônimo de qualidade e excelência, no País e no mundo, através da promoção do ensino, pesquisa e informação. Com esse objetivo, o pesquisador e diretor do Centro de Pesquisas de Avaliação de Políticas Públicas da FGV, André Portela, visitou o CRAS Monte Alegre, em Viamão, na última terça-feira, 8 de maio, para saber mais sobre os dados de famílias da região. O encontro se desenvolveu através de um diálogo entre o pesquisador, as coordenações do Criança Feliz, PIM e visitadores dos projetos.

O objetivo da FGV é realizar uma pesquisa para investigar o impacto que programas de primeira infância têm sobre o desenvolvimento infantil na cidade. A iniciativa ocorrerá através do acompanhamento das crianças e famílias atendidas pelos programas, em comparação com outras famílias em condições semelhantes e que sirvam como base para a medição dos impactos desses projetos sociais.

Portela relata que dados de outros programas de estímulos realizados ao redor do mundo auxiliam as crianças a desenvolverem uma série de habilidades na área de conhecimento e comportamento, muito importantes para o desenvolvimento e sucesso na vida dos pequenos. “Nós queremos aprender o que esses programas trazem de bom para essas crianças. Viamão, em particular, é um parceiro do PIM há muito tempo, além de ter uma boa inserção e um bom grupo de colaboradores engajados nesses tipos de programas. Então, além de ter o Município como parceiro prioritário para esse tipo de estudo, para nós (FGV) é uma grande alegria poder trabalhar com um parceiro como esse”, explica o pesquisador.

Além disso, a FGV fará visitas regulares com os visitadores do Criança Feliz PIM, às famílias dos programas utilizando informações sobre o desenvolvimento infantil das crianças e as formas de acesso a serviços públicos.