09 MAI 2018
Agende-se: Dia D da vacinação contra a gripe é neste sábado!

É neste sábado, dia 12, o Dia de Mobilização Nacional – Dia D – da Campanha de Vacinação contra a gripe. Das 8 às 18 horas, todas as 17 unidades de saúde estarão abertas para receber o público prioritário para aplicação da imunização, bem como uma equipe móvel estará na Feira das Flores (Centro) aplicando também a imunização. As vacinas oferecidas pela rede pública são produzidas pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sanofi/Pasteur, da França. Cada dose contém cepas de vírus inativados, correspondente aos antígenos H1N1, H3N2 e B.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) é vacinar 90% de cada grupo prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde e população indígena. Também são considerados prioritários – mas não compõem a meta – professores da rede pública e privada, pessoas entre 5 e 59 anos com doenças crônicas não transmissíveis, conforme lista emitida pelo MS, adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade. Viamão já recebeu 23 mil doses da vacina.

Saiba mais:

– A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso ela é feita anualmente;

– A vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em até 50% doenças relacionadas à influenza. (Informe Técnico Operacional da Campanha Influenza 2018 da SMS)

– A imunização é contraindicada a pessoas alérgicas a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina.

Medidas de prevenção:

- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete ou álcool gel;

- Manter os ambientes arejados;

- Dar preferência para uma alimentação saudável;

- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável, jogando-o no lixo imediatamente;

- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos pessoais;

- Em caso de infecção respiratória, não frequentar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, para evitar o contágio;

-  Não usar medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde.