07 MAI 2018
Multiplicadores das Auroras são reunidos para aprofundarem seus projetos

Na última semana, durante os dias 2, 3 e 4 de maio, professores multiplicadores, mediadores e gestores das 12 Escolas Auroras estiveram reunidos para repensarem e aprofundarem seus projetos de inovação. De acordo com a coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME), Cleo Sörgen, o processo de inovação deve ser pensado e reavaliado constantemente. “A Secretaria de Educação, em conjunto com o Instituto Tear de Inovação, realizou um encontro para que cada escola pudesse analisar e refletir sobre o projeto que está em desenvolvimento”, explica.

Durante os três dias foram abordados os processos avaliativos, inovação na gestão, projetos e prototipagem como recurso pedagógico. Este foi o segundo encontro do ano e teve por objetivo propor uma análise temporal e processual. “Cada escola pode contar começou o projeto, seu desenvolvimento e as perspectivas para esse ano. Foi uma formação muito significativa, que possibilitou trocas e reflexões”, acrescenta Cleo.

Saiba mais:

• A partir do projeto “Escolas Rurais Conectadas”, realizado através de uma parceria entre a Fundação Telefônica/Vivo e a Prefeitura de Viamão, em agosto de 2013, no qual a escola recebeu banda larga de alta velocidade e equipamentos de tablet e netbooks, os estudantes começaram a fazer uma verdadeira revolução na forma de aprender.
  • Em 2015, o projeto foi apresentado para mais oito escolas e dada a oportunidade de inovar. Durante todo ano de 2015 foram feitos encontros e os professores preparados para começar o ano de 2016 trilhando um novo caminho.
  • Cada uma das escolas integrantes do projeto Aurora (nome escolhido por votação e sugerido pela EMEF Santa Isabel), está inovando em uma área distinta. Aurora remete ao nascer, desabrochar para uma era com práticas que despertam o aprendizado.
  • Em 2017, o projeto foi expandido e, agora, em 2018, são 12 Escolas Auroras, cerca de 20% da rede, abrangendo rurais (04) e urbanas (08).
  • São escolas Auroras: EMEI Cisne Branco; EMEF Dom Diogo de Souza; EMEF Frederico Dihl; EMEF Guerreiro Lima; EMEF Jardim Outeiral; EMEF Presidente Getúlio Vargas; EMEF Santa Isabel; EMEF São Jorge; EMEF Felisberto da Costa Nunes; EMEF Frei Pacífico; EMEF Jerônimo Porto; e, EMEF Zeferino Lopes de Castro.