02 MAI 2018
Viamão imuniza 20,17% da população prioritária

Em seis dias úteis da Campanha Nacional de Imunização contra a gripe H1N1, o município já vacinou 20,17% da população prioritária (51.112). A meta é atingir 90% de imunizados até o dia 1º de junho.  No dia 12 de maio, sábado, será realizado o Dia de Mobilização Nacional – Dia D, quando todas as unidades de saúde estarão abertas para a aplicação da imunização a essa população. A UBS Centro ficará aberta até às 20 horas durante todo o período de vacinação aos grupos prioritários. A UBS Centro está localizada na rua José Garibaldi, nº 470, no Centro.

As imunizações oferecidas pela rede pública são produzidas pelo Instituto Butantã e pelo laboratório Sanofi/Pasteur, da França. Cada dose contém cepas de vírus inativados, correspondente aos antígenos H1N1, H3N2 e B. São populações prioritárias: pessoas com 60 anos ou mais, mulheres até 45 dias após o parto (puérperas), gestantes, crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde e população indígena. Também são considerados prioritários – mas não compõem a meta – professores da rede pública e privada, pessoas entre 5 e 59 anos com doenças crônicas não transmissíveis, conforme lista emitida pelo MS, adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso ela é feita anualmente. O Informe Técnico Operacional da Campanha Influenza 2018 da SMS, distribuído a profissionais de saúde, destaca que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias, de 39% a 75% a mortalidade global e em até 50% doenças relacionadas à influenza.