25 ABR 2018
Faixa azul poderá reduzir 20 minutos no tempo de deslocamento até Poa

Operação de transplante para preservação de figueira faz parte dos preparativos e deve acontecer dia 1º de maio para não prejudicar o deslocamento de trabalhadores.

Isso mesmo! Com o início da Faixa Azul, exclusiva para o transporte coletivo, o deslocamento para Porto Alegre, em horário de pico, poderá diminuir de 15 a 20 minutos, beneficiando cerca de 75 mil pessoas que se deslocam diariamente entre 6 e 9 horas da manhã. A Prefeitura de Viamão firmou convênio com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – DAER/RS e está implantando a demarcação para a utilização pelo transporte coletivo e construindo calçadas.

Serão cerca de três quilômetros de faixa azul, das paradas 38 até a 31, encontrando com a faixa exclusiva para ônibus da avenida Bento Gonçalves, já em Porto Alegre. Algumas adaptações de pista, acostamento e passeios estão sendo realizados. Na segunda-feira, dia 30, começa a ser realizada a poda das árvores que estão invadindo a pista. Uma grande operação deverá ser feita no próximo feriado, dia 1º de maio, para transplantar a figueira localizada na esquina da rua São Miguel para dentro do Parque Saint’Hilaire, num local apropriado para o seu desenvolvimento, interagindo com outras espécies da fauna e da flora.

“Durante o processo de revitalização do trecho entre as paradas 38 e 31 da ERS 040, foi apontada a necessidade de retirada da árvore. Como Município, não abrimos mão de salvar esta espécie de figueira de folha miúda e estamos programando esta operação para acontecer na manhã da próxima terça-feira, dia 1º de maio, feriado, para não prejudicar o deslocamento dos trabalhadores até seu trabalho. O transplante será feito com um caminhão-munck, atravessando a rodovia e levando a espécie para dentro do parque, por cima da cerca de concreto. O local já estará com uma cova aberta para receber a figueira e o transplante será acompanhado por um biólogo”, explica o secretário de Meio Ambiente, Gilberto Fraga.

A ideia é que a Faixa Azul entre em operação já no dia 3 de maio.