19 ABR 2018
Os cuidados com o recém nascido na prática de enfermagem

Para finalizar a formação para a enfermagem, com o tema puericultura, a Secretaria Municipal da Saúde trouxe na manhã desta quinta-feira (19) a mestre e professora de enfermagem do IPA, Cibeli Prates. Ela trouxe exemplos práticos para conhecimento dos enfermeiros, como os procedimentos a verificar na primeira consulta do recém nascido. Consulta esta que o ideal é que seja feita de uma semana a 10 dias após o nascimento. Para Cibele essa consulta é primordial, pois é nela que a enfermeira vai conquistar a confiança da mamãe e criar vínculos com a família. “Nós temos que conversar, acolher essa mamãe que pode estar precisando muito de orientação. Afinal, é um novo integrante que está em fase de adaptação e ‘bagunçando’ uma rotina que antes estava estabelecida.”

É necessário que a enfermeira faça muitas perguntas, como foi o nascimento, se foi efetuado no hospital o teste do olhinho, do ouvidinho, do coraçãozinho, anotar os reflexos do bebê no seu terceiro minuto de vida, fazer a medição, pesagem, ausculta da respiração, mamadas, entre outras percepções, além de verificar os reflexos dos bebês. “Os dados preenchidos corretamente e completos permitem um bom acompanhamento para o desenvolvimento pleno desse bebê”, conclui Cibele.