13/04/2018
III Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

A III Conferência Municipal Infantojuvenil pelo Meio Ambiente mobilizou as escolas de Viamão que compareceram, nessa quinta-feira, dia 12, no auditório da EMEF Monte Alegre CAIC, para apresentar os projetos que os alunos criaram para o encontro. O evento contou com a presença dos secretários da Educação, Carlos Bennech, e de Meio Ambiente, Gilberto Fraga, além do corpo docente das escolas e dos alunos.

A conferência municipal partilhou do tema “Vamos cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”, da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA), que acontecerá em Brasília, e serviu de combustível para a criatividade dos estudantes no desenvolvimento dos projetos.

Os alunos, divididos em delegados e suplentes, representaram cada escola de Viamão e apresentaram seus projetos como alternativas para a solução dos problemas do mau uso da água. Além disso, EMEF Guerreiro Lima mostrou-se a mais bem informada sobre o tema, ao exercitar seus conhecimentos com a realização de um quiz sobre o assunto.

PANCs

O encontro durou o dia todo, mas os participantes tiveram o privilégio de almoçar com um cardápio todo diferenciado, levando em conta a sustentabilidade ecológica. O prato do dia foi idealizado e produzido pela nutricionista mestre em Fitotecnia, Irany Arteche, que serviu um prato à base de PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

A água e a conscientização ecológica

O evento teve o objetivo de transformar a comunidade escolar em um multiplicador das alternativas sustentáveis da utilização da água. Com esse mote, as lideranças do Município salientaram a iniciativa das crianças e das escolas, em tornar o planeta mais consciente dos seus recursos naturais.

O secretario de Educação explana sobre importância da educação e conscientização das crianças e jovens sobre a água. “Com esses encontros, nós não fazemos apenas a conscientização dos nossos jovens, mas toda a comunidade escolar. Assim, as próprias escolas ficam condicionadas a orientar e educar seus alunos sobre o uso correto e racional da água”, comenta Bennech.

As tarefas básicas do cotidiano como escovar os dentes, lavar o carro, beber ou tomar banho fazem toda a diferença com o uso correto, mas, além da água, existem outros fatores que também são influenciados por nossa ação.

Bennech explica acerca dos resíduos domésticos que produzimos. “A conscientização é primordial, até mesmo, com o descarte correto do lixo. Devemos parar de poluir nossos rios, lagos e riachos. Devemos tratar melhor nossas águas. A educação interativa com o jovem como protagonista e multiplicador da informação trará a consciência sobre nosso bem mais importante, a água”, comenta Bennech.

A escolha da escola que representará o Município na etapa estadual da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente foi realizada por votação, a qual apontou a EMEF Luciana de Abreu como segundo lugar, com seis votos. A grande campeã foi a EMEF Olympio Coelho de Oliveira, com sete votos.

© Copyright Instar - 2006-2018.