14/04/2018
Você sabia que em Viamão tem uma profissional especializada em ostomia?

É com muito amor e dedicação à profissão que a enfermeira Marisa Pinheiro exerce a sua profissão no Centro de Especialidades, na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na avenida Senador Salgado Filho, 5412, parada 44, São Lucas. Marisa faz a coleta de CP, encaminha pacientes para fazer a mamografia e atende a ostomizados. Aliás, Marisa é a única enfermeira do município com especialização em Estomoterapia (estomias, feridas e incontinência).

Desde 2007, a enfermeira trabalha com ostomizados e considerou necessário realizar uma especialização para atender com excelência aos pacientes que passam a conviver com uma bolsa de ostomia. São cuidados fundamentais para que haja uma boa higiene e não cause necrose ou infecção dos tecidos.

Hoje, Marisa tem cadastrados no sistema 280 pacientes. As bolsas são fornecidas pelo Estado, mas retiradas no Centro de Especialidades, com a enfermeira. Para que o paciente não saia com as bolsas na mão, Marisa e as usuárias criaram uma sacola confeccionada com material em TNT. A criatividade foi além e surgiu também uma capa para a bolsa, pois a mesma é transparente e as fezes ou a urina ficam aparente.

Todo mês os pacientes se reúnem para trocar experiências e receber novas dicas de cuidados. O próximo encontro está marcado para dia 25 de maio, às 14 horas. As consultas acontecem todas as segundas-feiras, das 8 às 13 horas, e quartas e sextas-feiras, das 8 às 14 horas. Para a realização do cadastro, basta levar cópia da Carteira de Identidade, CPF, CNS, comprovante de residência, nota de alta do hospital, RG e CPF do responsável. Quanto mais breve for realizado o cadastro, ou seja, assim que o paciente receber alta do hospital, mais breve será fornecido o material pelo Estado. Lembrando que leva, em média, 90 dias para que o material seja disponibilizado pela Secretaria Estadual de Saúde.

© Copyright Instar - 2006-2018.